Evento reuniu médicos, cientistas e outros profissionais da área com o intuito de discutir os principais avanços em pesquisa e inovação em diagnóstico e tratamento do câncer
Pesquisadores e alunos do Instituto do Câncer do Estado de São Paulo (Icesp) participaram da nova edição do congresso Next Frontiers – 1º Simpósio de Ciência e Inovação e 1º Workshop de Empreendedorismo Científico.
Um grupo de pesquisadores do Centro de Investigação Translacional em Oncologia (CTO) do Instituto esteve presente, incluindo as pesquisadoras e docentes do mestrado profissional do Icesp, Dra. Rossana Lopez, e a Dra. Luciana Carvalho Barros, que participaram do evento com trabalhos dos alunos e residentes multiprofissionais.
Além das pesquisadoras estiveram presentes alunos do Mestrado Profissional e do Acadêmico em Oncologia, e uma aluna do Doutorado que apresentaram pôsteres relacionados a seus projetos de pesquisa. Ademais, residentes das áreas de Biologia, Biomedicina e Farmácia apresentaram pôsteres usando dados dos Registros Hospitalares de Câncer (RHC) de São Paulo e Brasil.
Neste ano, a pesquisadora Dra. Rossana Lopez foi convidada pela organização do congresso para um participar do podcast. Durante a transmissão, ela tratou sobre a epidemiologia do câncer e comentou sobre sua pesquisa chamada: “Sobrevida condicional de pacientes com câncer gástrico, São Paulo, 2000-2022”.
O projeto é realizado em parceria com a Fundação Oncocentro de São Paulo, e financiado pela FAPESP, o Conecta-SP. A pesquisa tem como objetivo calcular a sobrevida atuarial e condicional dos pacientes com câncer gástrico considerando os diferentes subtipos histológicos em um e três anos.
As análises permitem a avaliação do comportamento da doença e da resposta ao tratamento ao longo dos anos, além de possibilitar a comparação com resultados obtidos em outras populações. “A participação neste tipo de evento nos permite o contato com outros pesquisadores, assim como a difusão dos trabalhos dos alunos e residentes da nossa Instituição, além de possíveis parcerias com outros especialistas da área. É uma excelente oportunidade de intercâmbio entre pesquisadores, de conhecer os trabalhos e avanços no tratamento do câncer”, comenta Dra. Rossana Lopez.
Assista ao episódio do podcast dedicado ao tema: https://www.youtube.com/live/AQDXAoqfz_4?si=ej_CoAPoUtaGto6V.
Publicado em 05/12/2025