Filtros de busca:

Notícias coluna direita


Ano II - Edição 68 - 04/08/2025 a 10/08/2025

Workshop promove vivência prática em medicina para vestibulandos

Workshop promove vivência prática em medicina para vestibulandos


Edição 2025 reuniu público recorde em imersão no cotidiano clínico por meio de estações temáticas

Mais de mil alunos do Ensino Médio e vestibulandos vivenciaram a experiência estudar na melhor faculdade de medicina da América Latina por um dia. Nos dias 26 e 27 de julho, o Departamento Científico da FMUSP (DCFMUSP) promoveu mais uma edição do Workshop de Medicina. O evento, organizado pela entidade estudantil, ofereceu uma experiência interativa, com atividades práticas que aproximaram os participantes da rotina universitária e da formação na área da saúde.

Em 2025, o Workshop de Medicina atingiu seu recorde de público: 1.196 participantes. O número representa um crescimento de quase 20% em relação à edição anterior, reforçando o alcance e a relevância entre os que sonham à carreira médica. A programação contou ainda com o apoio de 135 colaboradores, contou com o apoio de 135 colaboradores, entre voluntários e integrantes da organização, que acompanharam os estudantes ao longo de todas as atividades.

“O Workshop favorece o diálogo entre vestibulandos e alunos da FMUSP, promovendo uma troca rica de experiências e orientações sobre o curso e o processo seletivo. Essa interação direta é um dos grandes diferenciais da iniciativa, que busca oferecer uma visão realista da vida acadêmica e da prática médica”, afirma Raissa Ortega, aluna da turma 111 de Medicina e coordenadora do evento.

Durante a programação, os participantes foram divididos em grupos e passaram por quatro estações temáticas que abordaram diferentes aspectos da prática médica. Na de propedêutica, aprenderam como abordar um paciente durante a consulta e realizar o exame físico. A estação de anatomia proporcionou contato direto com peças anatômicas reais, aprofundando a compreensão da estrutura corporal. Na estação de sutura, praticaram nós cirúrgicos básicos. Já no módulo de suporte básico de vida, vivenciaram noções de reanimação cardiopulmonar e primeiros socorros, com o apoio do Projeto Kids Save Lives Brasil, coordenado pela Profa. Dra. Naomi Kondo Nakagawa.

Além das atividades práticas, os participantes tiveram acesso a informações sobre o vestibular Fuvest e puderam esclarecer dúvidas com quem já vivencia a graduação.  

 Para acompanhar as próximas edições, siga o perfil @workshopdemedicinausp no Instagram.

Assessoria de Comunicação e Imprensa da FMUSP


Publicado em 31/07/2025

Nós utilizamos cookies que nos ajudam a melhorar sua experiência de navegação e nos permitem medir como os visitantes se movimentam pelo site.

Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade e de Cookies.

Este site não dá suporte ao navegador Internet Explorer