Ester Sabino, Gilberto de Castro, Ludhmila Hajjar, Paulo Lotufo, Paulo Saldiva e Renata Levy foram reconhecidos por influência em decisões estratégicas de saúde e ciência
O impacto da pesquisa científica desenvolvida na Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP) foi reconhecido no relatório Bori-Overton 2025, divulgado no dia 6 de novembro, que aponta 107 cientistas brasileiros com maior influência na formulação de políticas públicas. Os professores Paulo Saldiva e Ester Sabino (docentes do Departamento de Patologia), Ludhmila Hajjar e Paulo Lotufo (docentes do Departamento de Clínica Médica), Renata Levy (pesquisadora colaboradora do Departamento de Medicina Preventiva) e Gilberto de Castro (professor colaborador do Departamento de Radiologia e Oncologia) figuram entre os mais citados em documentos estratégicos e pareceres utilizados por gestores e órgãos públicos entre 2019 e julho de 2025.
O estudo, elaborado pela Agência Bori em parceria com a plataforma Overton, analisou mais de 4,2 mil documentos de políticas públicas e 35 mil publicações científicas de autores vinculados a instituições brasileiras. A USP aparece com 22 pesquisadores na lista, o que evidencia a contribuição da Universidade na produção de conhecimento aplicado a decisões governamentais.
O Prof. Paulo Saldiva está entre os destaques do relatório, figurando como um dos cinco cientistas mais influentes do país, com mais de 600 documentos de políticas públicas que mencionam seus estudos sobre saúde urbana, meio ambiente e qualidade do ar. Reconhecida por sua atuação durante a pandemia de Covid-19, a Profa. Ester Sabino também foi reconhecida por pesquisas sobre doenças infecciosas e vigilância epidemiológica. Já a Profa. Ludhmila Hajjar e o Prof. Paulo Lotufo nas áreas de cardiologia e doenças crônicas. A lista é reforçada pelos nomes da Profa. Renata Levy, referência em nutrição e saúde populacional, e do Prof. Gilberto de Castro, em oncologia.
As menções refletem o alcance e a aplicabilidade da produção científica brasileira em políticas de saúde, meio ambiente e desenvolvimento social. A metodologia do estudo se baseia na identificação de citações em documentos oficiais, como planos governamentais, relatórios técnicos e pareceres emitidos por órgãos públicos nacionais e internacionais.
“A pesquisa universitária tem papel essencial na construção de soluções que beneficiam toda a sociedade. Esses resultados demonstram a relevância do trabalho dos nossos docentes e sua contribuição concreta para a formulação de políticas públicas baseadas em evidências científicas”, celebrou a diretora da FMUSP, Profa. Dra. Eloisa Bonfá.
Clique aqui conferir o relatório completo.
*Os professores e pesquisadores da FMUSP interessados em consultar mais informações sobre os dados da plataforma Overton podem entrar em contato com a Biblioteca: [email protected] ou 3061-7264
-79lvl1.jpg)
Departamento de Patologia

Departamento de Patologia

Departamento de Clínica Médica

Departamento de Clínica Médica

Pesquisadora do Departamento de Medicina Preventiva

Professor Colaborador do Departamento de Radiologia e Oncologia
Assessoria de Comunicação e Imprensa da FMUSP
Publicado em 14/11/2025