Filtros de busca:

Aconteceu


Ano I - Edição 12 - 08/07/2024 a 14/07/2024

Redação e foto: Assessoria de Comunicação e Imprensa FMUSP. Estudo demonstra que caminhadas diárias podem atuar no controle de sintomas da asma grave

Estudo demonstra que caminhadas diárias podem atuar no controle de sintomas da asma grave


American College of Allergy, Asthma and Immunology classificou o trabalho como capaz de mudar a prática clínica

O tratamento de pessoas com asma moderada ou grave pode mudar a partir de nova pesquisa coordenada pelo Departamento de Fisioterapia, Fonoaudiologia e Terapia Ocupacional (FOFITO) da FMUSP, feita em colaboração entre as disciplinas de Pneumologia e de Alergia e Imunologia do HCFMUSP. O trabalho publicado na revista científica The Journal of Allergy and Clinical Immunology: In Practice foi considerado pelo American College of Allergy, Asthma and Immunology como um estudo que muda a prática clínica, por mostrar a quantidade mínima de atividade física para favorecer o controle da doença.

Segundo o coordenador do projeto temático, Prof. Dr. Celso Ricardo Fernandes de Carvalho, a pesquisa buscou entender de forma aprofundada como mesclar atividades físicas e sedentarismo, pode modular os sintomas da asma, tais como: dificuldade para respirar, respiração rápida e curta, e tosse seca. “Até hoje é muito comum pensar que pessoas com asma devem evitar a prática de exercício em função da doença, porém o artigo comprova que uma vida fisicamente ativa, com caminhadas diárias com mais de 7.500 passos, contribui para um controle maior dos sintomas”, explicou o Dr. Fabiano Francisco de Lima, aluno de pós-doutorado da Faculdade e coautor da pesquisa. Esse controle pôde ser observado mesmo entre pessoas que realizam caminhadas, mas que trabalham o dia todo sentadas.

A atividade física ainda é vista com receio por parte da população, porque pessoas com asma sofrem a contração de músculos das vias aéreas durante as crises. A pesquisa, que foi financiada pela FAPESP e pelo CNPq, reforça a importância da prática de atividades como a caminhada, além de recomendar que profissionais de saúde também tenham um olhar mais direcionado para sintomas de ansiedade, como forma adicional ao tratamento medicamentoso para controlar a asma.

Para conferir o estudo, acesse: https://x.gd/MtNZ9


Publicado em 05/07/2024

Notícias Relacionadas

Nós utilizamos cookies que nos ajudam a melhorar sua experiência de navegação e nos permitem medir como os visitantes se movimentam pelo site.

Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade e de Cookies.

Este site não dá suporte ao navegador Internet Explorer