Reconhecimento destaca impacto global do especialista e reforça a parceria com a instituição
A Faculdade de Medicina da USP (FMUSP) realizou, no dia 21 de agosto, uma cerimônia em reconhecimento às contribuições globais e liderança científica do Prof. Dr. Bernd Böttiger, referência mundial em reanimação cardiopulmonar (RCP) e idealizador do movimento global Kids Save Lives. O evento reuniu docentes, funcionários e alunos, e contou com uma apresentação especial do Coral da FMUSP.
Durante a solenidade, o homenageado recebeu a Medalha do Centenário da FMUSP, distinção concedida a pessoas que contribuíram de modo excepcional e decisivo para a valorização institucional, cultural, social e acadêmica da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo. A atuação do professor está diretamente associada ao Kids Save Lives Brasil, programa de extensão e pesquisa coordenado pela Profa. Dra. Naomi Kondo Nakagawa e pela Profa. Dra. Maria José Carvalho Carmona, que já capacitou mais de 17 mil crianças, adolescentes e adultos de comunidades escolares em suporte básico de vida, com relatos de 8 salvamentos.
Emocionado com a homenagem, Prof. Dr. Bernd Böttiger contou sua história brevemente e enfatizou a importância e difundir o ensino da ressuscitação cardiopulmonar desde a infância. “A mensagem é simples: na parada cardíaca em ambiente extra-hospitalar, precisa apenas de duas mãos para salvar uma vida. Ensinar crianças a realizar a ressuscitação não é apenas transmitir uma técnica, é cultivar o altruísmo, é ensinar a ajudar o próximo. E um impulso humanitário positivo hoje em dia é mais necessário do que nunca.”, destacou o especialista.
Para a Profa. Dra. Naomi, realizar a cerimônia foi uma forma de demonstrar a relevância dessa colaboração internacional e o impacto direto na comunidade acadêmica e na sociedade. “O Prof. Dr. Bernd Böttiger é uma das maiores referências mundiais em ressuscitação cardiopulmonar. Sua trajetória combina excelência científica, impacto educacional em diversos países e serviços relevantes prestados à nossa Faculdade. Além de um grande mentor e líder global, é uma pessoa generosa, que sempre apoiou os brasileiros”, explicou a docente.
Assessoria de Comunicação e Imprensa da FMUSP
Publicado em 22/08/2025