Filtros de busca:

Aconteceu


Ano II - Edição 64 - 07/07/2025 a 13/07/2025

FMUSP inaugura equipamento de sequenciamento genético inédito na rede pública da capital paulista

FMUSP inaugura equipamento de sequenciamento genético inédito na rede pública da capital paulista


Aparelho estará sediado na Divisão de Laboratório Central do Hospital das Clinicas da FMUSP.

A Faculdade de Medicina da USP (FMUSP) inaugurou ontem (2 de julho) a plataforma NovaSeq X, um equipamento de última geração para sequenciamento genético de alta precisão. O aparelho está instalado na Divisão de Laboratório Central do Hospital das Clínicas (DLC-HC) da FMUSP. Esta será a primeira unidade da rede pública da cidade de São Paulo a contar com essa tecnologia e uma das duas únicas em operação no setor público de todo o estado. 

O equipamento faz parte do Centro Integrado de Doenças Genéticas – Sequenciamentos Genéticos (CIGEN-Seq), vinculado ao Núcleo Multiusuário da Rede PREMIUM da FMUSP. A iniciativa é coordenada pelas professoras Dra. Magda Carneiro-Sampaio, e Dra. Ester Cerdeira Sabino, ambas com destacada atuação científica nas áreas de imunologia e genômica. O CIGEN atua como uma rede colaborativa de serviços médicos e multiprofissionais, de laboratórios clínicos e de investigação dentro da área de genética e genômica médicas, com o objetivo de aprimorar a assistência aos pacientes, desenvolver a pesquisa e formar recursos humanos. 

O projeto foi viabilizado por meio da criação do Centro Nacional de Erros Inatos da Imunidade e Imunodesregulação (CNE3I), com financiamento da Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP). O investimento total é de R$ 14,5 milhões, sendo o equipamento adquirido por US$ 985 mil.

A NovaSeq X representa o que há de mais avançado em rendimento, precisão e sustentabilidade no campo do sequenciamento genético. A nova tecnologia permitirá análises em larga escala com redução de até 60% no custo por gigabase (Gb) em relação aos modelos anteriores. 

Além de ampliar significativamente a geração de dados genéticos para pesquisa, o equipamento trará impactos diretos no diagnóstico de doenças raras e imunológicas, com aplicação no atendimento pelo Sistema Único de Saúde (SUS). A oferta do sequenciamento de exoma completo (um exame que analisa a parte do DNA responsável por produzir proteínas, em busca de alterações genéticas importantes) permitirá que os diagnósticos sejam feitos de maneira mais rápida, precisa e acessível para a população. 

A plataforma estará disponível para uso compartilhado, inclusive por pesquisadores externos, mediante agendamento pelo e-mail: [email protected]

Estiveram presentes na inauguração da plataforma NovaSeq X a Profa. Dra. Magda Carneiro-Sampaio, coordenadora e idealizadora do CIGEN; a Profa. Dra. Leila Antonangelo, diretora da Divisão de Laboratório Central do Hospital das Clinicas da FMUSP; o Dr. Lucas Augusto Moysés Franco, coordenador do NMU CIGEN-Seq; e os pesquisadores e alunos vinculados ao projeto, ao NMU CIGEN-Seq, ao CIGEN e a DLC-HC: Dr. Bruno Marcarini, Dr. Guilherme Yamamoto, Dr. Leonardo Mendonça, Midiã Silva Ferreira, Dra. Fernanda Bernardi Bertonha, Juliene Borges, Dra. Juliana Silva e Cristiane Carmello.


Assessoria de Comunicação e Imprensa da FMUSP


Publicado em 03/07/2025

Notícias Relacionadas

Nós utilizamos cookies que nos ajudam a melhorar sua experiência de navegação e nos permitem medir como os visitantes se movimentam pelo site.

Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade e de Cookies.

Este site não dá suporte ao navegador Internet Explorer