Integração fortalece competências e amplia o contato com a rede pública de saúde
Entre os dias 28 de julho e 1º de agosto, alunos de 16 cursos da Universidade de São Paulo participaram da disciplina PRG 0031 – Prática, Formação e Educação Interprofissional em Saúde, que promoveu a vivência conjunta de diferentes áreas para potencializar o trabalho integrado no Sistema Único de Saúde (SUS).
A programação reuniu metodologias ativas, estudos de caso e dinâmicas que incentivaram a troca de saberes entre as diferentes profissões. Além disso, os participantes puderam aprimorar competências para atuação colaborativa e centrada nas necessidades das pessoas e comunidades.
A disciplina foi coordenada pelas professoras doutoras Valéria Leonello (Enfermagem), Fátima Oliver (Terapia Ocupacional) e Bárbara Lourenço (Nutrição), e contou com a colaboração das professoras doutoras Henriette Morato (Psicologia), Helena Watanabe (Saúde Pública), Ana Claudia Germani (Medicina) e Elizabete Franco (Obstetrícia).
A parceria com a Secretaria Municipal da Saúde, por meio do COAPES USP, ampliou o contato com os serviços públicos e reforçou a relevância da Educação Interprofissional para uma prática ética e integrada.
Assessoria de Comunicação e Imprensa da FMUSP
Publicado em 15/08/2025