Recursos foram adquiridos a partir de emendas parlamentares
No dia 24 de julho, o Centro de Treinamento em Procedimentos Minimamente Invasivos (PROMIN) da Faculdade de Medicina da USP (FMUSP) recebeu um importante reforço em sua estrutura tecnológica, com a aquisição de equipamentos de ponta destinados ao ensino e à pesquisa em cirurgia minimamente invasiva. Os recursos, viabilizados por emendas parlamentares do Deputado Kim Kataguiri, permitiram um investimento de R$ 3.432.000 na modernização do Centro.
Foram adquiridos oito equipamentos de alta tecnologia: 2 torres de laparoscopia 4K, 1 torre de videoendoscopia digital com dois videogastroscópios, 1 simulador Robotix Flex (robótico e laparoscópico) e 4 torres de bisturi elétricos, sendo duas com tecnologia de Argônio. A entrega dos novos aparelhos foi acompanhada pelos professores Dr. Edvaldo Utiyama, chefe do Departamento de Cirurgia da FMUSP e diretor clínico do Hospital das Clínicas (HCFMUSP), e Dr. José Pinhata Otoch, professor titular de Cirurgia e diretor do Hospital Universitário (HU).
Referência em formação cirúrgica, o PROMIN foi inaugurado em julho de 2024 e já contava com um robô cirúrgico Da Vinci, tornando a FMUSP a primeira escola médica da América Latina a integrar essa tecnologia ao ensino de graduação, pós-graduação e cursos livres. Com os novos recursos, o Centro amplia sua capacidade de qualificação prática de alunos e de desenvolvimento de pesquisas em procedimentos de alta complexidade.
Assessoria de Comunicação e Imprensa da FMUSP
Publicado em 31/07/2025