Convidado da Georgetow University of Medical Center apresentou estratégias para fortalecer a saúde emocional de estudantes e docentes das áreas da saúde
A Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP) recebeu, no dia 20 de outubro, o Prof. Dr. Aviad Haramati, do Georgetown University Medical Center, para a palestra Mind-Body Medicine and Human Flourishing in the Medical Curriculum: Strategies for Students and Faculty to Thrive in Medical School and in Life. A atividade integrou o programa Profissão Docente, iniciativa do Centro de Desenvolvimento Docente para o Ensino (CEDEM).
Reconhecido por sua trajetória em Fisiologia Integrativa e Educação Médica, o Prof. Dr. Haramati abordou como o ambiente de aprendizagem influencia o bem-estar de estudantes e professores. Com base em experiências da Georgetown University, apresentou práticas que promovem autoconhecimento, empatia e senso de propósito na formação médica, destacando os cursos Mind-Body Medicine e Human Flourishing, ambos focados no desenvolvimento humano e na melhoria da qualidade de vida no ensino superior.
Durante sua exposição, o convidado enfatizou que o desafio das escolas médicas vai além da transmissão de conhecimento técnico. “Recebemos estudantes excepcionais, e nenhum de nós deseja que adoeçam. Ainda assim, algo no processo de formação os fragiliza. Precisamos olhar para o ambiente em que aprendem, e não apenas para os indivíduos”, destacou o professor.
O palestrante também reforçou a importância do cuidado com o corpo docente, ressaltando que, sem professores saudáveis, não é possível manter um ambiente de aprendizagem saudável.
O encontro reuniu docentes, estudantes e pesquisadores das profissões da saúde, integrando as ações do CEDEM voltadas à valorização e ao desenvolvimento pedagógico dos professores da FMUSP.
Assessoria de Comunicação e Imprensa da FMUSP
Publicado em 31/10/2025