Filtros de busca:

Aconteceu


Ano II - Edição 70 - 18/08/2025 a 24/08/2025

FMUSP realiza 3º Congresso Internacional de Inovação e Pesquisa em Educação na Saúde

FMUSP realiza 3º Congresso Internacional de Inovação e Pesquisa em Educação na Saúde


CEDEM reuniu especialistas para discutir as principais inovações estratégias de formação profissional das profissões da saúde

O Centro de Desenvolvimento de Educação Médica (CEDEM)  da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP) realizou, de 4 a 6 de julho de 2025, a terceira edição do Congresso Internacional de Inovação e Pesquisa em Educação na Saúde (CIIPES), um dos principais fóruns internacionais dedicados à inovação pedagógica, à pesquisa em educação na saúde e ao uso de tecnologias aplicadas ao ensino das profissões da saúde.

Com ampla participação de gestores, docentes, pesquisadores, profissionais da saúde, estudantes e representantes de instituições de ensino, o CIIPES 2025 se destacou por uma programação interdisciplinar e dinâmica, que abordou temas estratégicos como o uso de tecnologias, pesquisa em educação na saúde, saúde global, avaliação do estudante e transformação curricular. A dinâmica do evento envolveu mesas-redondas, oficinas práticas, painéis temáticos, apresentações científicas e espaços interativos dedicados à experimentação tecnológica e ao bem-estar dos participantes, promovendo uma experiência de aprendizado rica e colaborativa.

Ao longo dos três dias, o CIIPES 2025 abordou temas como inteligência artificial na educação médica, pensamento sistêmico, educação intercultural, empatia, saúde mental, diversidade, inovação curricular e ensino baseado na comunidade. As discussões foram enriquecidas pelos especialistas internacionais de renome, como Louis Pangaro (Harvard Macys Institute), Curtis Cole (Weill Cornell Medicine), Ladd Spiegel (Weill Cornell Medicine), Heeyoung Han (Southern Illinois University), Jorge Valdez (México), Oscar Jerez (Chile), Sola Aoun Bahous (Lebanese American University), Ardi Findyartini (Universitas Indonesia), Kulsoom Ghias (Universidade Aga Khan – Paquistão) e Vineeth P John (McGovern Medical School – UTHealth). Essas contribuições ampliaram o alcance global do congresso e proporcionaram trocas valiosas sobre os desafios e avanços na formação em saúde.

Para a Profa. Dra. Patrícia Tempski, coordenadora do CEDEM e presidente do CIIPES 2025, o congresso reafirma o papel da FMUSP como centro de referência internacional em educação na saúde e reforça o protagonismo da instituição na liderança de mudanças necessárias para a formação de profissionais preparados para os desafios contemporâneos. “O CIIPES é a expressão daquilo em que acreditamos: a educação como motor de transformação. É também o reflexo do trabalho coletivo de docentes, pesquisadores e estudantes que acreditam em uma formação ética, inovadora e socialmente comprometida”, destaca a docente.

Assessoria de Comunicação e Imprensa da FMUSP


Publicado em 15/08/2025

Notícias Relacionadas

Nós utilizamos cookies que nos ajudam a melhorar sua experiência de navegação e nos permitem medir como os visitantes se movimentam pelo site.

Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade e de Cookies.

Este site não dá suporte ao navegador Internet Explorer