Evento destacou a importância da integração entre ensino, serviço e gestão na Atenção Primária à Saúde
A Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP), por meio do Centro Integrado de Atividades Acadêmicas - Atenção Primária à Saúde (CIAA-APS), promoveu no dia 12 de agosto de 2025, no auditório do CDI, o I Encontro Loco-Regional do Programa Mais Médicos para o Brasil (PMMB). A atividade, coordenada pelo Prof. Dr. Paulo Lotufo, responsável pelo programa na instituição, reuniu professores, supervisores, gestores e médicos, com o objetivo de fortalecer a integração entre ensino, serviço e gestão.
O PMMB é uma das principais estratégias do Ministério da Educação para ampliar o acesso da população ao Sistema Único de Saúde (SUS) em áreas com maior dificuldade de fixação de profissionais. Na parceria com a USP, 50 médicos de família e comunidade, todos com formação específica, atuam como supervisores sob a coordenação de docentes da APS da FMUSP. Eles orientam e acompanham cerca de 500 médicos em diferentes municípios do estado de São Paulo, entre eles a capital, a região dos mananciais, Ferraz de Vasconcelos, Itaquaquecetuba e São Lourenço da Serra.
Segundo o Prof. Dr. Paulo Lotufo, a iniciativa fortalece a formação em Atenção `Primária à Saúde e amplia o acesso da população de regiões vulneráveis a cuidados de saúde de qualidade. “Esse trabalho valoriza o papel estratégico da universidade no apoio ao SUS e reforça o compromisso da FMUSP, por meio do CIAA-APS, com a qualificação da atenção primária, em consonância com programas federais voltados ao fortalecimento do sistema e à garantia de assistência em todo o país”, destaca.
Assessoria de Comunicação e Imprensa da FMUSP
Publicado em 21/08/2025