Filtros de busca:

Aconteceu


Ano II - Edição 65 - 14/07/2025 a 20/07/2025

FMUSP recebe delegação do MNP Outreach Consortium para fortalecimento de parcerias

FMUSP recebe delegação do MNP Outreach Consortium para fortalecimento de parcerias


Encontro discutiu avanços em diagnóstico molecular de tumores raros

Na semana passada, a Faculdade de Medicina da USP (FMUSP) recebeu a visita de representantes do Molecular Neuro-Pathology Outreach Consortium (MNP Outreach Consortium), iniciativa internacional que visa ampliar o acesso a exames moleculares de alta complexidade para tumores do sistema nervoso central e sarcomas, com foco especial na classificação por metilação do DNA e no uso de inteligência artificial.

Com abertura realizada pela Profa. Dra. Leslie Domenici Kulikowski, coordenadora do Laboratório de Citogenômica e responsável pela formalização da parceria entre a FMUSP e o consórcio, o encontro reuniu docentes, pesquisadores, estudantes e profissionais da saúde interessados no avanço do diagnóstico oncológico de precisão. A delegação internacional foi composta por nomes de referência na área, como o Prof. Dr.Stefan Pfister, pediatra, geneticista molecular e diretor do Hopp Children’s Cancer Center Heidelberg (KiTZ); a Dra. Olfat Ahmed, oncologista pediatra do German Cancer Research Center (DKFZ) e cofundadora do consórcio; a Dra. Patricia Benites, pesquisadora translacional(fellow); e a Profa. Ute Bartels, neuro-oncologista que se dedica ao desenvolvimento de terapias e diagnósticos personalizados para tumores pediátricos.

A FMUSP é membro oficial do MNP Outreach Consortium, por meio do Laboratório de Citogenômica, que é pioneiro na aplicação desse teste inovador no Brasil. Para a Profa. Dra. Leslie, a visita marca um importante passo no fortalecimento da cooperação científica internacional. “Essa visita reforça nosso compromisso com a inovação e o diagnóstico de alta complexidade. Essa troca de experiências é essencial para que possamos ampliar o acesso a ferramentas moleculares de precisão, especialmente para pacientes pediátricos com tumores raros”, destaca a docente.

Assessoria de Comunicação e Imprensa da FMUSP


Publicado em 10/07/2025

Notícias Relacionadas

Nós utilizamos cookies que nos ajudam a melhorar sua experiência de navegação e nos permitem medir como os visitantes se movimentam pelo site.

Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade e de Cookies.

Este site não dá suporte ao navegador Internet Explorer