Encontro discutiu avanços em diagnóstico molecular de tumores raros
Na semana passada, a Faculdade de Medicina da USP (FMUSP) recebeu a visita de representantes do Molecular Neuro-Pathology Outreach Consortium (MNP Outreach Consortium), iniciativa internacional que visa ampliar o acesso a exames moleculares de alta complexidade para tumores do sistema nervoso central e sarcomas, com foco especial na classificação por metilação do DNA e no uso de inteligência artificial.
Com abertura realizada pela Profa. Dra. Leslie Domenici Kulikowski, coordenadora do Laboratório de Citogenômica e responsável pela formalização da parceria entre a FMUSP e o consórcio, o encontro reuniu docentes, pesquisadores, estudantes e profissionais da saúde interessados no avanço do diagnóstico oncológico de precisão.
A delegação internacional foi composta por nomes de referência na área, como o Prof. Dr.Stefan Pfister, pediatra, geneticista molecular e diretor do Hopp Children’s Cancer Center Heidelberg (KiTZ); a Dra. Olfat Ahmed, oncologista pediatra do German Cancer Research Center (DKFZ) e cofundadora do consórcio; a Dra. Patricia Benites, pesquisadora translacional(fellow); e a Profa. Ute Bartels, neuro-oncologista que se dedica ao desenvolvimento de terapias e diagnósticos personalizados para tumores pediátricos.
A FMUSP é membro oficial do MNP Outreach Consortium, por meio do Laboratório de Citogenômica, que é pioneiro na aplicação desse teste inovador no Brasil. Para a Profa. Dra. Leslie, a visita marca um importante passo no fortalecimento da cooperação científica internacional. “Essa visita reforça nosso compromisso com a inovação e o diagnóstico de alta complexidade. Essa troca de experiências é essencial para que possamos ampliar o acesso a ferramentas moleculares de precisão, especialmente para pacientes pediátricos com tumores raros”, destaca a docente.
Assessoria de Comunicação e Imprensa da FMUSP
Publicado em 10/07/2025