Evento reuniu 40 participantes em cinco equipes que desenvolveram soluções criativas para desafios estratégicos
O Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP foi palco, na sexta-feira (22/08), de um Hackathon - evento intensivo e de curta duração para desenvolver soluções inovadoras para projetos específicos.
O nome desse evento combina as palavras em inglês: “hack” (programar) e “marathon” (maratona). O Hackathon foi fruto da colaboração entre o Núcleo de Tecnologia da Informação (NETi) e Centro de Inovação (InovaHC) com o Google e a Gentrop.
O evento reuniu mais de 40 participantes, divididos em cinco equipes, com o objetivo de desenvolver soluções criativas utilizando a ferramenta AppSheet para desafios estratégicos do HCFMUSP.
Os projetos focalizaram três áreas principais:
Desenvolvimento, Capacitação e Bem-Estar dos Colaboradores (buscando combater a alta rotatividade, a falta de capacitação ágil e o estresse no ambiente de trabalho através de aplicativos de apoio);
Cuidado Centrado no Paciente e no Visitante (visando melhorar a orientação e comunicação, tornando a experiência de pacientes e visitantes mais acolhedora e participativa).
Eficiência Operacional e Fluxos de Trabalho (com o propósito de digitalizar e otimizar processos manuais e a comunicação intersetorial).
Os participantes trabalharam em equipes multidisciplinares, dedicando-se tanto à criação das ferramentas quanto à apresentação dos "pitches" (apresentação breve e consolidada uma ideia ou projeto). "Pitch" é um termo que surgiu em Hollywood. Vem da expressão "elevador pitch": resumir bem um filme não dura mais do que uma viagem de elevador.
A banca avaliadora, composta por especialistas do HC, Google e Gentrop, analisou os projetos com base em critérios como impacto, inovação, viabilidade e qualidade da apresentação.
Resultados do Hackathon:
As equipes receberam retorno considerado valioso da banca, com sugestões para aprimoramento e considerações sobre a implementação dos projetos. O evento demonstrou o potencial da tecnologia para transformar o ambiente hospitalar, promovendo a inovação e o desenvolvimento de soluções que beneficiam a eficiência operacional do HC.
O evento contou com a apresentação de setores importantes do complexo hospitalar: Superintendência (Engº. Antonio José Rodrigues Pereira e Drª. Silvia Kobayashi); InovaHC (Engº. Marco Bego, Aline Barros, Valéria Carvalho e Jesus Cavalcante) e Núcleo de Tecnologia de Informação (Vilson Cobello, Djavan Costa Nonato, Gisele Pereira e Fabricio Dias) e Diretoria Clínica (Drª. Leila Suemi). Clínica).
Publicado em 28/08/2025