No cardápio, cuscuz paulista, bolo de milho e vinho quente sem álcool
As noites frias do inverno brasileiro pedem calor e sabor. E os meses de junho e julho são especiais em razão das quermesses e festas espalhadas pelo país, que trazem alegria e muita comida boa.
Aproveitando o período, o Grupo de Trabalho de Humanização e a Divisão de Nutrição e Dietética (DND) do Instituto Central do HCFMUSP promoveram, no dia 18 de julho, a Oficina Culinária Julina aos colaboradores.
Em clima descontraído e de confraternização, a Profa. Dra. Andréa Luiza Jorge, Nutricionista Chefe da Seção de Cozinha Experimental do ICHC, conduziu a aula falando sobre as festas e a herança cultural e regional dos alimentos.
Acompanhada de voluntárias, a Nutricionista preparou o “polêmico” cuscuz paulista, bolo de milho e uma versão não alcoólica do vinho quente. Todos os pratos foram degustados, com direito à repetição e muitos elogios. Na turma, estiveram presentes colaboradores da Nutrição, Enfermagem, Neurologia e Centro de Gestão de Pessoas.
Para a Técnica de Enfermagem Cristiane Berenice de Camargo, que atua na Hemodiálise, a Oficina “uniu, mudou um pouco da visão do ambiente de trabalho, que é um pouco mais estressante, exaustivo”.
Para ela, a ação, além de descontraída, trouxe informações e criou um novo laço entre as áreas e os colegas. Cristiane, inclusive, foi uma das mais participativas. Entre as receitas mais aclamadas, o cuscuz foi eleito pela profissional como o mais saboroso. “Me surpreendeu”, comentou a Técnica de Enfermagem. “Ele tem uma 'refrescância' que eu não sabia da onde era; mas é da azeitona. Muito bom! Perfeito!"
Retomada de grande evento da nutrição
Além das saborosas comidas julinas, a Oficina deu um spoiler sobre o retorno de um grande evento da Nutrição. A Diretora Técnica da DND, Dra. Maria Aquimara Zambone, anunciou aos presentes a retomada da “Nutri Ação” em agosto. A notícia animou os presentes, especialmente os que já participaram de edições anteriores.
Publicado em 25/07/2025