Visitantes conheceram avanços em tecnologias robóticas com destaque para o exoesqueleto
O Instituto de Medicina Física e Reabilitação (IMREA) da Vila Mariana recebeu, na quinta-feira (17/07), a visita de um grupo de participantes do 4º ISCoS Simpósio Regional Internacional (ISCoS) sobre lesão medular.
O Simpósio reuniu especialistas nacionais e internacionais da área de reabilitação, com o apoio da Associação Latinoamericana da Médula Espinhal (ALME-SLAP) e do IMREA.
Durante a visita técnica, os profissionais puderam conhecer de perto os programas de reabilitação em regime de internação e ambulatorial oferecidos pela Rede Lucy Montoro.
Os visitantes foram apresentados aos avanços em tecnologias robóticas para membros superiores e inferiores, com destaque para o uso de exoesqueletos e outras inovações aplicadas ao processo de reabilitação.
O grupo também visitou a área de Bioengenharia, onde são desenvolvidos projetos e pesquisas em tecnologias assistivas, voltados à melhoria da qualidade de vida dos pacientes com deficiência.
Outro ponto de destaque foi o laboratório de marcha tridimensional, referência em avaliação do movimento humano e fundamental para a personalização dos tratamentos.
“Conhecer os programas de reabilitação da Rede Lucy Montoro nos proporcionou uma experiência incrível de conexão com pesquisadores, clínicos e gestores” – comentou Aline Fernanda Castorino, participante do Simpósio.
A visita foi conduzida pela Presidente do Conselho Diretor do IMREA, Profª. Drª. Linamara Rizzo Battistella e pelo Diretor Executivo da instituição, Dr. Vinícius Delgado Ramos.
Publicado em 24/07/2025