Filtros de busca:

Aconteceu


Ano II - Edição 79 - 20/10/2025 a 26/10/2025

InRad é premiado no QualiJuntos 2025 com projeto para Monitoramento de Devoluções de Contas Hospitalares

InRad é premiado no QualiJuntos 2025 com projeto para Monitoramento de Devoluções de Contas Hospitalares


Projetos se destacam durante o congresso com soluções de acolhimento para pacientes no espectro autista e governança hospitalar

O Instituto de Radiologia do HCFMUSP (InRad) conquistou o segundo lugar no Eixo ESG sigla, em inglês, para Environmental, Social and Governance (Ambiental, Social e Governança), durante I Congresso de Qualidade do HCFMUSP (QualiJuntos 2025). O evento aconteceu entre os dias 30 de setembro e 1º de outubro. 

Idealizado pela Assistente Técnico de Direção, Sandra Regina Alves Rodrigues,  o projeto “Formulário Digital para Monitoramento de Devoluções de Contas Hospitalares: Uma Estratégia de Governança para Transformar Falhas em Melhorias”, surgiu da necessidade de enfrentar um desafio recorrente em instituições de saúde, as devoluções de contas hospitalares. 

Também participaram do projeto a Diretora de Suporte, Luciana Martins; a Supervisora de Equipe Técnica Faturamento, Adriana Maria de Campos e a Auxiliar de Faturamento, Adrielle Silva Dias. “As devoluções impactam diretamente o fluxo de caixa e, principalmente, a governança da instituição. Muitas vezes, são sintomas de falhas ocultas, e nosso desafio foi encontrar uma solução simples e de baixo custo para transformar esse obstáculo em uma oportunidade de melhoria sistêmica”, explica Sandra. 

Além da premiação, o InRad teve outro trabalho selecionado para apresentação, também inscrito no eixo ESG, o “Projeto TEA: Acolher, Conhecer e Adaptar”. 

A iniciativa foi apresentada pela Coordenadora de Humanização e Experiência do Paciente, Christianne Cobello Cavinato; pela Assistente administrativa, Aline Cuer Caetano; pela Residente Multiprofissional em Gestão Integrada de Serviços de Saúde, Camila de Paula Pinto da Conceição e Luciana Paula de Souza Martins. “O Projeto TEA, foi idealizado pela Luciana Martins, e surgiu para reduzir riscos de crises causadas pela hipersensibilidade sensorial, característica do transtorno. Na Radiologia, fatores como o ruído alto e constante como é o caso da Ressonância Magnética podem gerar desconforto e precisávamos desse olhar atento para que essas famílias pudessem se sentir acolhidas”, ressalta Christianne. 

A Gerente de Projetos Digitais do Instituto, Naianiy Brito dos Santos também marcou presença nas mesas de discussão do evento. O instituto também integrou a comissão organizadora com a atuação da Gestora de Qualidade e Risco, Juliana Vecchia. “Participar da comissão, com as equipes de qualidade dos institutos, proporcionou uma valiosa troca de experiências. Foi uma honra conduzir o primeiro bloco do Eixo Tecnologia, ao lado da Luciana Mattar, Head de Inovação do InovaHC, apresentando a programação e introduzindo palestras sobre tendências, desafios e a importância da interoperabilidade na saúde”, conclui Juliana.


Publicado em 17/10/2025

Notícias Relacionadas

Nós utilizamos cookies que nos ajudam a melhorar sua experiência de navegação e nos permitem medir como os visitantes se movimentam pelo site.

Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade e de Cookies.

Este site não dá suporte ao navegador Internet Explorer