Com mandato até 2029, docente atuará em prol da promoção da alfabetização científica no país
O Prof. Dr. Bruno Gualano, presidente do Centro de Medicina do Estilo de Vida da Faculdade de Medicina da USP (FMUSP), foi diplomado como membro afiliado da Academia Brasileira de Ciências (ABC) para o período de 2025 a 2029. A cerimônia ocorreu em 9 de outubro, durante o Simpósio e Diplomação dos Membros Afiliados da ABC – Região São Paulo, realizado na Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP-USP).
Eleito em 2024, o professor está entre os cinco pesquisadores que representarão o Estado de São Paulo na categoria de Membros Afiliados, distinção criada em 2007 para reconhecer e incentivar jovens cientistas de até 40 anos que se destacam pela excelência de suas pesquisas e pela contribuição à ciência nacional.
Durante a cerimônia, os novos afiliados apresentaram seus trabalhos e refletiram sobre os desafios contemporâneos da ciência. Representando o grupo, o Prof. Dr. Bruno Gualano abordou a “crise da verdade” e destacou o papel da comunidade científica na defesa da educação e da racionalidade não instrumental – fundada em valores humanitários – como pilares da promoção da saúde, da preservação ambiental e da democracia.
O docente defendeu que fortalecer a alfabetização e a popularização científica é essencial para a emancipação crítica da sociedade. “As nações que avançaram nessas áreas investiram maciçamente em educação, com currículos coerentes e exigentes, estímulo ao pensamento crítico e políticas baseadas em evidências. É nesse embate pelo projeto de nação que o cientista cumpre sua principal função ético-política”, enfatizou.
Os novos membros exercerão o mandato até 2029, com a missão de contribuir para o fortalecimento da ciência e para a promoção da educação científica no Brasil.
Assessoria de Comunicação e Imprensa da FMUSP
Publicado em 17/10/2025