Atuação internacional e contribuição à pesquisa são reconhecidas
O Prof. Dr. Francisco Rafael Martins Laurindo, da disciplina de Cardiologia da Faculdade de Medicina da USP, foi eleito membro titular da Academia de Ciências do Estado de São Paulo (ACIESP). A nomeação é um reconhecimento à sua expressiva contribuição para o avanço da ciência e reforça o papel da FMUSP na formação de pesquisadores de excelência.
Livre-docente em Cardiologia pela FMUSP, o Prof. Dr. Laurindo é atualmente diretor do Laboratório de Investigação Médica em Biologia Cardiovascular Translacional do Instituto do Coração (InCor), LIM 64, e vice coordenador do Centro de Pesquisa, Inovação e Difusão (Cepid Redoxoma), da FAPESP. Sua trajetória científica é marcada por contribuições pioneiras no estudo dos mecanismos de sinalização redox no sistema vascular, com ênfase em temas NADPH-oxidases, vias redox do retículo endoplasmático, remodelamento vascular e doença aórtica.
Com uma longa trajetória em pesquisa, o professor participou de conselhos editoriais de importantes revistas científicas internacionais e publicou mais de 198 artigos em periódicos. Teve atuação na Academia Brasileira de Ciências desde 2012 como membro regular e entre 2016 e 2022 como membro da diretoria. Em 2022, tornou-se o primeiro brasileiro eleito presidente da Society for Redox Biology and Medicine (SfRBM), a principal sociedade científica do mundo dedicada à biologia redox, que estuda os processos de oxidação e redução dentro dos sistemas vivos, consolidando ainda mais a presença do Brasil nos centros internacionais de pesquisa de excelência.
Para o docente, receber essa nomeação foi bastante relevante, especialmente por ter concorrido com grandes cientistas e pesquisadores. “Não encaro como uma promoção pessoal, mas como uma responsabilidade de servir à comunidade científica e sociedade, além de contribuir para reafirmar a importância da ciência. Fico feliz em participar ainda mais no protagonismo de São Paulo na atuação científica nacional e internacional e espero que esse reconhecimento possa inspirar e encorajar nossos líderes a também trilharem esse caminho”, destaca o novo membro titular da ACIESP.
Assessoria de Comunicação e Imprensa da FMUSP
Publicado em 05/09/2025