Filtros de busca:

Aconteceu


Ano II - Edição 81 - 03/11/2025 a 09/11/2025

Profa. Naomi Nakagawa é nomeada Fellow do Conselho Europeu de Ressuscitação

Profa. Naomi Nakagawa é nomeada Fellow do Conselho Europeu de Ressuscitação


Reconhecimento internacional reconhece a trajetória da docente na ciência e na formação em suporte básico de vida

A Profa. Dra. Naomi Kondo Nakagawa, do Departamento de Fisioterapia, Fonoaudiologia e Terapia Ocupacional da FMUSP, recebeu o título de Fellow do Conselho Europeu de Ressuscitação (European Resuscitation Council - ERC), distinção que reconhece sua contribuição científica e educacional ao Comitê de Ciência e Educação em Suporte Básico de Vida e no Kids Save Lives Brasil, desde 2018. A premiação foi concedida durante o congresso do ERC, realizado em 24 de outubro de 2025, em Roterdã, na Holanda. 


O título de Fellow do Conselho Europeu de Ressuscitação é concedido a profissionais que se destacam por suas contribuições à área de ressuscitação cardiopulmonar (RCP) e aos cuidados de emergência, simbolizando excelência, liderança e dedicação às melhores práticas em reanimação. Os Fellows integram uma rede internacional de especialistas que colaboram para o avanço das diretrizes, pesquisas e políticas globais na área. 

A nomeação reforça o impacto do trabalho desenvolvido pela docente à frente do Kids Save Lives Brasil, iniciativa que promove a capacitação em RCP para crianças, adolescentes e adultos em diferentes regiões do país. O projeto já formou mais de 18 mil pessoas e contribui para ampliar o conhecimento sobre situações de emergência como parada cardíaca, obstrução total de vias aéreas, AVC e infarto agudo do miocárdio, além de ajudar a salvar vidas em ambientes extra hospitalares. 

“Receber o título de Fellow do ERC representa não apenas um reconhecimento profissional, mas também a valorização do trabalho coletivo que desenvolvemos na FMUSP e no Brasil. Cada estudante e profissional capacitado pelo Kids Save Lives Brasil contribuiu para esse importante resultado acadêmico-científico”, ressalta a Profa. Dra. Naomi Kondo Nakagawa. 

Na mesma ocasião, a professora tornou-se a primeira fisioterapeuta a participar como colaboradora e coautora das Diretrizes do ERC 2025, documento de referência internacional em situações de urgência e emergência. 

Durante o congresso, os estudantes Cássio Oliveira Cardoso, Joyce Marinho Barbosa e Caíque Tabata Arai da FMUSP, e Elise Moreira da EACH também apresentaram trabalhos científicos vinculados ao projeto Kids Save Lives Brasil, e foram elogiados pela apresentação e conteúdo educacional em saúde.

Assessoria de Comunicação e Imprensa da FMUSP


Publicado em 30/10/2025

Notícias Relacionadas

Nós utilizamos cookies que nos ajudam a melhorar sua experiência de navegação e nos permitem medir como os visitantes se movimentam pelo site.

Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade e de Cookies.

Este site não dá suporte ao navegador Internet Explorer