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Ano II - Edição 72 - 01/09/2025 a 07/09/2025

Projeto “Lean” nas Emergências: apresentação de resultados do projeto reúne lideranças do ICHC

Projeto “Lean” nas Emergências: apresentação de resultados do projeto reúne lideranças do ICHC


Coordenadores divulgam ações implementadas pela Unidade de Emergência Referenciada ao longo do ano

Entre os dias 13 e 14 de agosto, o Projeto “Lean” nas Emergências no Instituto Central do Hospital das Clínicas (ICHC) encerrou uma fase importante de treinamentos e atividades.

“Lean” é a palavra da língua inglesa, cuja tradução para o português significa “enxuto’. Dá nome a uma metodologia baseada na filosofia de melhoria de processos baseada em tempo e valor, assegurando fluxos contínuos e eliminando desperdícios.

Com a presença de lideranças, os coordenadores da Unidade de Emergência Referenciada (UER) apresentaram os resultados obtidos com a implementação das ferramentas para redução de desperdício e melhoria do atendimento ao paciente, desde a chegada até a alta, ao longo do ano.

Estiveram presentes o Prof. Dr. Edivaldo Massazo Utiyama, Diretor Clínico do HCFMUSP; Prof. Dr. Nelson de Luccia, Presidente do Conselho Diretor do ICHC; Drª. Danielle Pedroni Moraes, Diretora Executiva do ICHC; e Dr. Marcelo Rocha, Diretor de Corpo Clínico do ICHC.

Os participantes trocaram impressões sobre as contribuições trazidas com o projeto, tanto na UER como em seus departamentos. O balanço final foi positivo, revelando a integração entre áreas e pessoas, e o reconhecimento da importância do trabalho em equipe.

Os resultados obtidos pela UER, de novembro de 2024 até o início de agosto deste ano, foram apresentados por Kelly Priscila Santana, da Gestão da Qualidade e Riscos; Dr. João Paulo Ripardo e Dr. Leonardo Coimbra Moreira, Coordenadores da UER; e por Julianne Rosa, da Diretoria Clínica.

Os principais destaques foram o Mapeamento do Fluxo de Valor (VSM, na sigla em inglês); a introdução dos métodos 5S (Seiri – organização -, Seiton - ordem -, Seiso – limpeza -, Seiketsu - padronização - e Shitsuke - disciplina) e kanban nas áreas; a integração entre diferentes departamentos do ICHC para otimização da distribuição de leitos.

Também se destacaram a criação de duas novas funcionalidades na UER para agilizar o fluxo de atendimento (Enfermeiros Reportadores e do Fluxista); a queda nos tempos de atendimento; a priorização da classificação dos pacientes de acordo com o Protocolo de Manchester (cujo ingresso dos classificados como amarelo, laranja e vermelho aumentou no período); e a nova identificação da área de realização do Huddle.

O Lean nas Emergências plantou uma semente de mudança na UER, com potencial de crescer e gerar frutos em outras áreas do Instituto Central. Por isto, o termo “encerramento” não pode ser encarado como o “fim”. “O projeto não terminou. Ele continua até o final do ano” - declarou Kelly.

Ao final das apresentações, um vídeo de agradecimento aos colaboradores que participaram ativamente da iniciativa foi divulgado. Os consultores do Lean, Clécio Gomes e Paulo Roberto Cavallaro Azevedo, também foram homenageados e destacaram a importância da continuidade das ações e do trabalho coletivo.


Publicado em 26/08/2025

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