Os eventos definem que assistência qualificada e ambiente seguro são essenciais no cotidiano hospitalar
A 5ª edição do Simpósio de Humanização e a 3ª edição do Simpósio de Experiência do Paciente – realizados, no início de agosto, no Icesp – promoveram o intercâmbio de informações sobre práticas de humanização no cuidado em saúde, com destaque para a importância da experiência do paciente.
Os eventos reuniram profissionais de diversas áreas da saúde, entre eles médicos, psicólogos, gestores e acadêmicos para tratar de temas como o cuidado centrado na pessoa, engajamento do paciente e comprometimento do colaborador na assistência de qualidade.
A abertura do simpósio contou com a apresentação da gerente do Centro Integrado de Humanização do Icesp, Maria Helena da Cruz Sponton e presenças da Diretora de Corpo Clínico do Icesp, Profª. Drª. Maria Del Pilar Estevez Diz, e da Diretora Executiva do Icesp, Drª. Joyce Chacon Fernandes.
“A Humanização é um processo ativo, mas é um trabalho do dia a dia que precisa ser construído em todas as esferas do hospital. Para isso, todos precisam enxergá-la, desde quem está lidando diretamente com o paciente até as áreas de suporte, vendo-os antes de tudo como pessoas. Sem essa visão não conseguimos construir rotinas, estruturas e atividades que tragam a perspectiva de saúde humanizada” – afirmou a Profª. Drª. Maria Del Pilar Estevez Diz.
A Diretor Executiva do Icesp, Drª. Joyce Chacon Fernandes destacou: “Ao implantarmos o Icesp, em 2008, definimos entre as premissas institucionais o cuidado humanizado, a assistência qualificada, o ambiente seguro e o paciente como partícipe em todos os canais de contato com a Instituição. O Programa Experiência do Paciente surgiu do objetivo de unirmos ações desses quatro pilares já fortalecidos na cultura organizacional”.
O evento abrangeu, no primeiro dia, palestras sobre desafios e conquistas; mesa-redonda sobre “Navegação de Pacientes Oncológicos” e uma “Aula Dialogada – comunicação com foco no paciente oncológico e família”, apresentada pela médica assistente da equipe de Cuidados Paliativos do Icesp, Dra. Mayra Furtig.
No segundo dia, a programação incluiu palestra sobre comprometimento do colaborador; exposição sobre cuidados ao paciente pediátrico; debate sobre importância de pôneis e cães terapeutas no ambiente hospitalar e segurança psicológica nos times de cuidados do paciente.
“A humanização e a personalização do cuidado, aliada à experiência do paciente, são fundamentais refletindo uma cultura organizacional comprometida em acolher cada paciente de forma ética, respeitosa, personalizada e integral” – afirmou a gerente do Centro Integrado de Humanização do Icesp, Maria Helena da Cruz Sponton.
Publicado em 28/08/2025