Colaboradores identificaram oportunidades para garantir celeridade nas contratações
O Workshop “Melhorias nos Processos de Compras - Identificando Oportunidades”, uma iniciativa conjunta do Instituto Central (ICHC) e da Fundação Faculdade de Medicina (FFM), aconteceu na última quarta-feira (02/7).
O encontro reuniu 25 participantes das duas instituições, com o objetivo de analisar criticamente o fluxo de compras, identificar potenciais gargalos, promover soluções colaborativas e garantir maior celeridade nas contratações de bens e serviços essenciais à assistência hospitalar. Estiveram presentes representantes dos setores de Farmácia, Suprimentos, Engenharia de Manutenção, Engenharia Clínica, Projetos e Obras, Laboratório, Hotelaria, Financeiro e Planejamento do ICHC. Pela FFM, participaram integrantes da Gestão Corporativa, de Suprimentos e Operações e do Jurídico.
Durante o Workshop, foi aplicada a metodologia de Value Stream Mapping (Mapeamento do Fluxo de Valor), que permite visualizar todas as etapas do processo e identificar aquelas que mais agregam valor. A abordagem também ajuda a eliminar atividades repetitivas ou de baixo impacto, sem comprometer a legalidade ou a segurança dos processos. Um dos pontos altos foi o envolvimento dos colaboradores, com intensa troca de ideias e de propostas para melhorias nos processos.
A expectativa é que essas ações fortaleçam a capacidade de resposta do sistema de compras, garantindo a disponibilidade de insumos imprescindíveis ao cuidado e à assistência integral prestada aos pacientes do Hospital das Clínicas.
Com a boa receptividade, outra edição do evento já está agendada para 16 de julho. O objetivo é dar continuidade aos trabalhos iniciados nesta primeira reunião.
Novo Regulamento de Compras FFM Publicado recentemente, o novo Regulamento de Compras da FFM garante maior flexibilidade na condução das aquisições, e, ao mesmo tempo, assegurando toda a conformidade legal necessária. O normativo foi destaque no encontro, citado como elemento fundamental para a viabilidade de abordagens mais modernas e eficientes.
Publicado em 04/07/2025