Resultado reforça a excelência científica e o impacto social da instituição
A Faculdade de Medicina da USP (FMUSP) teve, mais uma vez, sua excelência acadêmica reconhecida nacionalmente com a conquista de duas menções honrosas no Prêmio CAPES de Tese 2025, uma das mais importantes premiações científicas do país.
A edição deste ano recebeu 1.543 inscrições, das quais 49 foram premiadas como vencedoras e 93 publicações destacadas com menções honrosas.
Na área de Medicina I, que abrange programas de pós-graduação ligados a especialidades médicas de caráter clínico, o antigo aluno Dr. Gustavo Freitas Cardoso Fagundes foi reconhecido pela tese "Investigação de novas causas genéticas dos feocromocitomas e paragangliomas não metastáticos por sequenciamento exômico", desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Endocrinologia, sob orientação do Prof. Dr. Madson Queiroz de Almeida.
A segunda menção honrosa, na área de Saúde Coletiva, foi concedida à tese da Dra. Camila Carvalho de Souza Amorim Matos, intitulada "Hesitação vacinal infantil e diferenciação social: um olhar interseccional sobre a (não) vacinação", orientada pela Profa. Dra. Márcia Thereza Couto, no Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva.
Considerado o “Oscar da ciência brasileira”, o prêmio é promovido pela CAPES/MEC e reconhece os melhores trabalhos de doutorado defendidos no Brasil no ano anterior à premiação, avaliando critérios como originalidade, relevância científica e social, qualidade da redação, rigor metodológico e publicações derivadas. A menção honrosa é uma distinção que valoriza pesquisas de excelência, com alto impacto acadêmico e social.
Assessoria de Comunicação e Imprensa da FMUSP
Publicado em 05/09/2025