Filtros de busca:

Notícias coluna meio


Ano II - Edição 65 - 14/07/2025 a 20/07/2025

FMUSP traz metodologia Lego Serious Play para a educação médica

FMUSP traz metodologia Lego Serious Play para a educação médica


CEDEM forma primeiro grupo de professores em curso imersivo de oito horas

No dia 3 de julho, o Centro de Educação Médica (CEDEM) da Faculdade de Medicina da USP promoveu a primeira edição do curso Lego Serious Play® na Formação de Professores, uma experiência imersiva e inovadora voltada à capacitação de docentes para a exploração de novas formas de pensar, ensinar e resolver problemas. 

Criada na década de 1990, a metodologia Lego Serious Play (LSP) já é utilizada por grandes organizações ao redor do mundo como ferramenta para fomentar o pensamento colaborativo e acelerar a implementação de soluções. Agora, começa a ser incorporada também à educação médica. “Busquei a metodologia como uma evolução do design thinking, que já usamos amplamente em nossos cursos do CEDEM. No entanto, ao nos capacitarmos, acabamos encontrando muito mais do que esperávamos. O LSP é um recurso muito rico, que permite que professores e gestores acadêmicos trabalhem uma série de competências e solucionem diversos pontos críticos da sala de aula”, explica a Profa. Dra. Patrícia Tempski, coordenadora do CEDEM da FMUSP. 

O curso teve carga horária de oito horas e combinou momentos individuais e coletivos para estimular a construção e o compartilhamento de ideias por meio de modelos tridimensionais criados com peças da LEGO®. A manhã foi dedicada ao desenvolvimento de habilidades individuais, com atividades de apresentação pessoal, uso de metáforas e storytelling. 

Durante a tarde, os docentes realizaram dinâmicas focadas na identificação de problemas e na elaboração de soluções conjuntas, representadas visualmente por meio de narrativas construídas em grupo. A etapa final do curso permitiu a reflexão coletiva e a consolidação dos aprendizados, com a construção de um modelo colaborativo que sintetizava as ideias discutidas ao longo do dia. 

Além da vivência prática, o curso proporcionou aos docentes o desenvolvimento de habilidades para elaborar e comunicar ideias, aplicando o método em contextos como ensino, planejamento, desenvolvimento de projetos, gestão de crises e resolução de problemas. Também foram abordadas estratégias de facilitação e os diferentes usos do Lego Serious Play como método, linguagem e ferramenta de aprimoramento individual e coletivo, sempre com foco em valores como liderança colaborativa, acolhimento da diversidade, engajamento e corresponsabilidade. 

O curso foi coordenado pela Profa. Patrícia Tempski, com o apoio dos facilitadores Dra. Clarice Rosa Olivo, diretora executiva do CEDEM, Dr. Lucas Zambon, Dra. Marina Siqueira e Dra. Renata Mascareti. 

Com essa primeira edição, o CEDEM dá início à introdução do Lego Serious Play na formação docente da FMUSP, reforçando seu compromisso com metodologias ativas e inovadoras, voltadas à transformação da educação médica. Para informações sobre as próximas turmas, entre em contato com [email protected].

Assessoria de Comunicação e Imprensa da FMUSP


Publicado em 10/07/2025

Notícias Relacionadas

Nós utilizamos cookies que nos ajudam a melhorar sua experiência de navegação e nos permitem medir como os visitantes se movimentam pelo site.

Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade e de Cookies.

Este site não dá suporte ao navegador Internet Explorer