Icesp faz uso de ferramenta inovadora a fim de identificar fragilidades e gerar melhorias. Instituto também adota estratégia para melhorar qualidade, segurança e experiência do paciente
O Instituto do Câncer do Estado de São Paulo (Icesp) faz uso da ferramenta Shadow Audit para avaliar processos, reduzir riscos e melhorar a experiência do paciente.
A iniciativa identifica pontos críticos, reforça a comunicação entre equipes e assegura cuidado seguro e individualizado, garantindo qualidade em toda a jornada assistencial.
Instituto também adota o mapeamento da jornada do paciente para compreender cada etapa do cuidado, desde o agendamento até o acompanhamento pós-tratamento.
O “Mapeamento da Jornada do Paciente: cuidado com visão 360” permite identificar pontos de atrito, reduzir riscos, criar planos de ação e tornar a experiência mais acolhedora e segura. O resultado é maior integração entre equipes, otimização de processos e cuidados centrados no paciente.
Subcomitê de Experiência do Paciente da Diretoria Clínica do HCFMUSP
Publicado em 31/10/2025