Filtros de busca:

Destaques


Ano II - Edição 86 - 08/12/2025 a 14/12/2025

Instituto Central do HCFMUSP lança nova marca institucional

Instituto Central do HCFMUSP lança nova marca institucional


Atualização da identidade visual do Instituto reflete integralidade, acolhimento e movimento

O Instituto Central do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP (ICHC) apresentou oficialmente sua nova marca institucional. A identidade visual renovada simboliza a evolução contínua de um instituto que, há mais de oito décadas, combina ensino, pesquisa, assistência e inovação em prol da saúde pública brasileira.

A nova marca traduz um Instituto que se transforma para continuar sendo referência. Moderno e plural, o novo logotipo não se distancia da essência que marcou a trajetória do ICHC: ética, responsabilidade social, humanização, compromisso institucional e rigor técnico, mas amplia sua capacidade de dialogar com o presente e com o futuro.

A construção da nova identidade visual foi resultado de um intenso trabalho de quatro meses, conduzido em parceria com especialistas em branding e comunicação. 

O processo envolveu entrevistas com, aproximadamente, 50 participantes, incluindo alta liderança do Sistema FMUSP-HC, Conselho Diretor, Diretoria Executiva, Diretoria de Corpo Clínico, líderes, representantes assistenciais, multidisciplinares, administrativos e grupos de pacientes do Instituto. Foram analisadas também as principais associações de marca, forças institucionais e percepções internas e externas.

O projeto contou com a participação ativa de um Grupo Curador formado por Professores  Titulares, Diretoria Executiva e Diretoria de Corpo Clínico, além do grupo de trabalho responsável pelo desenvolvimento conceitual e criativo da marca, composto por especialistas com longa experiência em comunicação, marketing, design e branding.

O novo símbolo nasce de formas circulares em movimento, representando multidisciplinaridade, integralidade, acolhimento e conexão — características centrais do cuidado prestado no ICHC. 

A paleta de cores traz tons quentes, que reforçam energia, emoção e proximidade, enquanto a família tipográfica contemporânea dá unidade e consistência às aplicações.

O sistema visual foi desenhado a partir das próprias formas que compõem o novo logo, permitindo uma ampla variedade de aplicações institucionais, manuais, assinaturas e taglines. O conceito sintetiza a essência do Instituto: cuidado central, vida integral.

Um gigante em números a estrutura operacional do Instituto inclui mais de 800 leitos, 400 consultórios, 1.400 médicos, 2.600 profissionais de enfermagem, 1.100 multiprofissionais e 1.400 colaboradores administrativos. Em um único ano o ICHC realiza:

  • Mais de 1 milhão de consultas ambulatoriais;
  • 40 mil atendimentos de emergência;
  • 35 mil internações; 20 mil cirurgias;
  • 8 milhões de exames laboratoriais;
  • 140 milhões de medicamentos distribuídos.

Esses números superlativos mostram a dimensão do ICHC, mas sua força vem especialmente de seus profissionais incansáveis, dedicados diariamente ao cuidado e à vida.

A nova marca celebra a evolução do Instituto Central e reafirma seu compromisso com a inovação, a medicina moderna, a sustentabilidade e a gestão humanizada. 

Representa não apenas uma mudança visual, mas simbólica, um Instituto que honra seu passado, vive o presente com intensidade e segue olhando para o futuro. 

Assessoria de Comunicação e Imprensa do ICHC


Publicado em 05/12/2025

Notícias Relacionadas

Nós utilizamos cookies que nos ajudam a melhorar sua experiência de navegação e nos permitem medir como os visitantes se movimentam pelo site.

Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade e de Cookies.

Este site não dá suporte ao navegador Internet Explorer