Filtros de busca:

Destaques


Ano II - Edição 83 - 17/11/2025 a 23/11/2025

Pesquisadoras da FMUSP são destaque no ranking dos cientistas mais citados do mundo

Pesquisadoras da FMUSP são destaque no ranking dos cientistas mais citados do mundo


Renata Bertazzi Levy e Fernanda Rauber foram reconhecidos pela consultoria Clarivate Analytics

A Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP) celebra mais uma conquista de prestígio internacional, com a inclusão de duas de pesquisadoras na lista “Highly Cited Researchers 2025”, divulgada em 12 de novembro pela consultoria Clarivate Analytics. As cientistas Renata Bertazzi Levy e Fernanda Rauber, do Departamento de Medicina Preventiva e do Núcleo de Pesquisas Epidemiológicas em Nutrição e Saúde (NUPENS), foram reconhecidas pela influência significativa de seus estudos, que têm gerado dados cruciais para a formulação de políticas públicas de saúde no Brasil e no mundo. 

O ranking, elaborado pelo Institute for Scientific Information (ISI) da Clarivate, identifica os cientistas cujos trabalhos estão entre o 1% mais citado do mundo, levando em conta o campo de atuação e o ano de publicação. O processo de seleção é rigoroso, analisando as citações recebidas em artigos científicos e revisões ao longo de um período de 11 anos, com filtros que garantem a integridade dos dados. 

Ao todo, 60 países compõem a lista, com 6.868 pesquisadores classificados. As pesquisadoras da FMUSP integram um seleto grupo de apenas 17 cientistas brasileiros reconhecidos na edição de 2025. Desse total, a Universidade de São Paulo (USP) manteve sua liderança nacional, com oito pesquisadores classificados, sendo Renata Bertazzi Levy e Fernanda Rauber as únicas representantes da Faculdade de Medicina. A presença das duas pesquisadoras destaca o papel fundamental da FMUSP na vanguarda da pesquisa em saúde no país.   

A lista da consultoria britânica oferece um panorama sobre o cenário global dos principais talentos em pesquisa e identifica tendências entre países, regiões e instituições. Clique aqui para saber mais sobre os outros pesquisadores da USP que se destacaram no ranking.

Renata Bertazzi Levy

Epidemiologista nutricional, integrou o grupo que desenvolveu a classificação Nova, responsável por cunhar o termo “alimentos ultraprocessados”. Dedica sua trajetória à consolidação da evidência científica sobre os impactos desse consumo na saúde humana em escala global. Sua presença na lista pelo sétimo ano consecutivo reflete a relevância e a consistência de suas contribuições para a nutrição em saúde pública.

Fernanda Rauber

Epidemiologista nutricional, dedica sua carreira ao estudo dos efeitos dos alimentos ultraprocessados na qualidade nutricional das dietas e no risco de doenças crônicas. Suas pesquisas, desenvolvidas em colaboração com grandes coortes internacionais, têm contribuído para consolidar a evidência científica sobre o impacto global desses alimentos na saúde pública.

Assessoria de Comunicação e Imprensa da FMUSP


Publicado em 14/11/2025

Notícias Relacionadas

Nós utilizamos cookies que nos ajudam a melhorar sua experiência de navegação e nos permitem medir como os visitantes se movimentam pelo site.

Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade e de Cookies.

Este site não dá suporte ao navegador Internet Explorer