Projeto já chegou a 146 cidades e demonstra bons resultados para ampliação para todo o Estado
Nesta segunda-feira (25), o conselheiro do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCE) Maxwell Borges de Moura Vieira conheceu os avanços do projeto de Pesquisa, Desenvolvimento & Inovação Saúde Digital (PDI), realizado pela Secretaria do Estado da Saúde de São Paulo (SES-SP) e o Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (HCFMUSP), com interveniência da Fundação Faculdade de Medicina (FFM), cujo objeto é realizar prova de conceito ao longo de 36 meses para iniciativas de telessaúde.
Iniciado em abril de 2024, o projeto já alcançou um potencial de 2,6 milhões de pessoas. “Um modelo com potencial a ser replicado e com a nossa chancela do Sistema Acadêmico de Saúde FMUSP-HC”, disse a Profª. Drª. Eloisa Bonfá, Diretora da FMUSP, presidente do Conselho Deliberativo do HCFMUSP e do Conselho Curador da FFM. “Fiquei muito feliz de ver que já são 146 cidades impactadas no Estado de São Paulo” - afirmou o Conselheiro Maxwell.
Baseado nos pilares teleatendimento, indicadores e capacitação, o projeto realizou mais de 86 mil teleatendimentos com médicos de 17 especialidades. Os grandes números foram apresentados pela Drª. Cristina Balestrin, responsável pelo Saúde Digital na SES. O Secretário, Dr. Eleuses Paiva, foi representado na solenidade pela Drª. Priscila Perdicaris, secretária-executiva da SES.
O Conselheiro Maxwell Borges também foi recebido pelo Eng. Antonio José Rodrigues Pereira, Superintendente do HCFMUSP; Prof. Dr. Edivaldo Massazo Utiyama, Diretor Clínico do HCFMUSP; Dr. Arnaldo Hossepian Junior, Diretor-Presidente da FFM; além de lideranças das áreas Jurídico, Financeiro e Projeto, Pesquisa e Inovação (PPI) da Fundação, envolvidas na gestão do projeto. Após a apresentação, em solenidade no auditório, o Conselheiro, acompanhado do Chefe de Gabinete, Dr. Cristiano de Arruda Barbirato e da Assessora, Drª. Hellen de Paula Santos, conheceu as instalações e teve a oportunidade de fazer perguntas sobre a dinâmica do projeto.
Publicado em 02/09/2025