Comunicação por videochamada entre pacientes surdos, familiares e profissionais de saúde disponibiliza intérpretes da Linguagem Brasileira de Sinais
O programa estadual São Paulo São Libras - que aciona intérpretes de Língua Brasileira de Sinais (Libras) por videochamada e beneficia pacientes surdos, familiares e profissionais de saúde – está disponível agora em todas as unidades do Complexo HCFMUSP.
Desde outubro do ano passado, o Instituto do Coração (InCor) do HCFMUSP já contava com o Programa. A ampliação para todas unidades é resultado de convênio formalizado, na quarta-feira (27/08), entre o Secretário da Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Marcos da Costa e o Superintendente do HCFMUSP, Engº. Antonio José Rodrigues Pereira.
Estiveram presentes à solenidade na sede da Secretaria: o Diretor de Corpo Clínico do Instituto Central do HCFMUSP, Dr. Marcelo Cristiano Rocha, que representou o Diretor Clínico do Complexo, Prof. Dr. Edivaldo Utiyama e a Diretora Executiva do Instituto Central, Drª. Danielle Pedroni Moraes.
Também prestigiaram o evento: o Gerente do Centro de Planejamento e Gestão do ICHC, Renato Baldassare.; Márcia Valéria Torres e André Farias, da Área de Diversidade e Inclusão do InCor; e Katia Cilene, Gestora da Área de Humanização do Instituto Central do HCFMUSP.
A Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência estima que, em todo o Estado de São Paulo, há mais de 500.000 pessoas com deficiência auditiva. Elas enfrentam barreiras da comunicação; a comunidade surda é letrada, em sua maioria, somente por Libras.
Para o Secretário Marcos da Costa, “a parceria com o HCFMUSP traz um sentimento de realização por estarmos cumprindo o nosso papel que é o de ajudar as pessoas, transformando os espaços públicos e a sociedade em locais cada vez mais acessíveis e inclusivos”.
O programa São Paulo São Libras é aplicado em 1.300 delegacias policiais que possuem atendimento ao público; em 17 Polos de Empregabilidade Inclusiva (PEIs) e 233 Postos de Atendimento ao Trabalhador (PATs) em diferentes regiões do estado, em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Social.
O programa está disponível em 21 Centros de Integração e Cidadania e os 242 postos do Poupatempo em todo o Estado integram a rede de serviços de acessibilidade comunicacional, além das Defensorias Públicas do Estado e nas Ouvidorias e Serviços de Atendimento ao Usuário da Secretaria de Estado da Saúde.
Publicado em 28/08/2025