Em edição histórica, iniciativa levou mais de 260 cirurgias gratuitas à população de Crateús.
Criada há quase 15 anos, a Expedição Cirúrgica da Faculdade de Medicina da USP (FMUSP) chegou ao marco de sua maior edição. Entre os dias 27 de junho e 5 de julho, o projeto de extensão levou à cidade de Crateús, no Ceará, atendimentos especializados e procedimentos de alta complexidade. Ao todo, foram realizadas 262 cirurgias nas áreas de ginecologia, dermatologia e cirurgia geral em 196 pacientes, além de 536 consultas de triagem, 847 exames de ultrassonografia e 44 inserções de DIU.
Organizada por 30 alunos da FMUSP, a iniciativa foi supervisionada pelo Prof. Dr. Maurício Abrão, do Departamento de Ginecologia e Obstetrícia, e contou com a colaboração de 48 profissionais voluntários, entre médicos, enfermeiros, instrumentadores e engenheiros clínicos. A integração com instituições locais também foi um destaque: participaram sete médicos e oito alunos da Universidade Federal do Ceará (UFC), além da primeira turma de Medicina da Universidade Estadual do Ceará (UECE), que acompanhou as atividades.
“Pela primeira vez estivemos no Nordeste, em uma área ainda tão carente de procedimentos minimamente invasivos. Trazer essa realidade para a região foi engrandecedor tanto como médico quanto como professor, ao ver o crescimento de tantos alunos em diferentes momentos da graduação, comprometidos com o futuro da medicina. Além disso, operamos o maior número de pacientes até agora e encontramos uma cidade altamente receptiva e engajada em deixar o legado que é um dos maiores pilares dessa iniciativa”, destacou o Prof. Maurício Abrão.
Durante nove dias de atividades, mais do que os números expressivos, a Expedição marcou a realização das primeiras cirurgias videolaparoscópicas da região, um avanço significativo para a saúde local. “A satisfação dos pacientes de Crateús evidenciou o impacto humano e social da ação, que uniu atendimento gratuito, inovação médica e aprendizado acadêmico”, concluiu o professor.
Assessoria de Comunicação e Imprensa da FMUSP
Publicado em 21/08/2025