A democratização do acesso promove o uso estratégico dos dados: a transformação já começou e todos os colaboradores são protagonistas dessa jornada.
O Núcleo Especializado em Tecnologia da Informação (NETI) – com apoio da Superintendência do HCFMUSP, Diretoria Clínica e dos Núcleos de Gestão - prossegue a implantação do Programa Impulsiona, que busca fortalecer a cultura de dados em toda a instituição, conectando tecnologia, capacitação e conhecimento em dados de saúde.
Esse programa é composto por 10 iniciativas estratégicas que vão desde acessibilidade, através do compartilhamento de dados dos projetos corporativos, um site que contém uma biblioteca eletrônica e a chamada Neti Academy para capacitação com treinamento em temáticas de dados.
O Coordenador do NETI, Vilson Cobello Junior destaca o trabalho em equipe para a implantação do Programa Impulsiona que conta ainda com apoio do Eixo de Gestão Integrada e Eficiente. Ressalta o curso direcionado para o tema Dados em Saúde: Fundamentos e Aplicações, para capacitação das habilidades práticas e específicas do tema, já está disponível no HCX.
Para quem desejar se aprofundar ainda mais no assunto, Vilson Cobello informa que, em breve, junto com o HCX será apresentado um MBA direcionado para formação de executivos de inovação e dados focados no negócio Saúde.
Outra ação importante é a integração dos dados com a Associação Nacional de Hospitais Privados (ANAHP), que coloca o HC como o primeiro hospital público a adotar indicadores comparáveis com a rede privada nacional. Essa conexão amplia a transparência e impulsiona a melhoria contínua.
A proposta do programa é tornar o uso de dados mais acessível, estruturado e aplicável às rotinas de diferentes áreas do hospital: Enfermagem, equipes administrativas e médicas já têm explorado os benefícios do programa no dia a dia. A proposta é disseminar uma cultura analítica, integrando também setores estratégicos como UTI, Emergência Referenciada, Suprimentos, Recursos Humanos, Faturamento, Diagnóstico por Imagem e Laboratórios. Dessa forma, o HC fortalece decisões mais inteligentes, baseadas em evidências e conectadas à realidade de cada área.
O Coordenador do NETI, Vilson Cobello Junior revelou que está em desenvolvimento uma assistente virtual, estruturada por Inteligência Artificial capaz de “conversar com os dados” da Plataforma de Inteligência Hospitalar (PIH), guiando profissionais mesmo sem conhecimento técnico” – acrescentou ele.
Publicado em 01/08/2025