Evento contou com a participação do Ministro da Saúde, Alexandre Padilha
A cerimônia para celebrar a aprovação pelo Conselho Deliberativo do Acordo de Cooperação Técnica para implantação do Instituto Tecnológico de Medicina Inteligente (ITMI-Brasil), primeiro hospital inteligente do País, aconteceu na quinta-feira (4/9), na sala da Congregação da Faculdade de Medicina da USP (FMUSP).
O ITMI-Brasil irá integrar o Complexo HC e contará com 800 leitos dedicados à emergência de adultos e crianças nas áreas de neurologia, neurocirurgia, cardiologia, terapia intensiva e outras urgências.
Presentes à mesa solene: o Ministro da Saúde, Alexandre Padilha; o Reitor da Universidade de São Paulo, Prof. Dr. Carlos Gilberto Carlotti Júnior; o Vice-Diretor da Faculdade de Medicina da USP, Prof. Dr. Paulo Pêgo Fernandes; a Professora Titular de Emergências da FMUSP, Profa. Dra. Ludhmila Hajjar; o Líder do Novo Banco de Desenvolvimento (NDB), Ninad Hajepugar, além da Diretora do Departamento de Cooperação Técnica e Desenvolvimento em Saúde, Dra. Aline de Oliveira Costa.
O projeto é fruto de uma parceria entre o Ministério da Saúde, o Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP (HCFMUSP) e o Governo de São Paulo. “O Brasil entra nesse novo ambiente da prática médica que é a incorporação de novas tecnologias na saúde. Não tenho dúvida nenhuma da força e potência da apresentação desse projeto. Nós reunimos aqui um grande ecossistema com potencial de inovação, o que tem de melhor na medicina brasileira, o que tem de melhor na pesquisa, o papel e a força dessa Universidade na pesquisa de saúde do nosso país”, destaca o ministro Padilha.
Inovação
A estrutura tecnológica do novo hospital foi desenhada para otimizar recursos, reduzir custos e ampliar a capacidade de atendimento. A infraestrutura será sustentável, com uso de energia limpa, gestão eficiente de água e resíduos. O ITMI-Brasil terá modelos de inteligência artificial, interoperabilidade de sistemas e tecnologia 5G, permitindo que parte do atendimento seja acionada pelo próprio paciente por meio da telemedicina.
O hospital também será um espaço de aprendizado prático para alunos e residentes da FMUSP, fortalecendo a formação em medicina de ponta. “O hospital tecnológico representa um novo patamar para a Saúde brasileira e, sobretudo, para o SUS. Para o HCFMUSP, é mais uma iniciativa que nos consolida como um complexo hospitalar referência em assistência e inovação no país, incorporando a nova unidade à sua estrutura institucional. Estes são os primeiros passos de um futuro no qual o cuidado em saúde será mais ágil, mais preciso e mais humano, graças à força da ciência e à responsabilidade pública”, pontua o Vice-Diretor da Faculdade de Medicina da USP, Prof. Dr. Paulo Pêgo.
Publicado em 05/09/2025