Evento apresentou avanços científicos e aplicações práticas da fitoterapia no cuidado integral à saúde
Com mais de 3.500 inscritos de todos os estados do Brasil e de pelo menos 11 países, incluindo Portugal, Índia e Áustria, o 2º Simpósio de Fitoterapia Avançada da FMUSP, realizado nos dias 5 e 6 de junho, consolidou-se como um dos principais encontros nacionais sobre o tema. O evento foi organizado em formato híbrido, com capacidade presencial restrita a 80 participantes no auditório da FMUSP, mas alcançou ampla audiência por meio da transmissão on-line.
Coordenado pela Dra. Ana Flávia Pessoa, pesquisadora colaboradora do LIM-46, e pelo Prof. Dr. José Pinhata Otoch, professor Titular do Departamento de Cirurgia da FMUSP, o simpósio teve como objetivo central disseminar informações sobre o uso clínico de plantas medicinais e fitoterápicos entre profissionais da saúde.
A programação foi dividida em dois dias temáticos. No primeiro, os debates se concentraram no sistema nervoso central, com destaque para o uso da Cannabis medicinal em doenças neurodegenerativas, e das plantas medicinais em transtornos de ansiedade, tema apresentado pelo Dr. Ciro Rohde, psiquiatra do IPq-FMUSP. No segundo dia, o tema abordado foi a saúde da mulher e doenças metabólica, com discussões sobre o papel das plantas medicinais na menopausa, e a apresentação de estudos de caso sobre pacientes com diabetes e obesidade.
Durante sua fala de abertura, a Profa. Ana Flávia reforçou o compromisso da FMUSP com a formação de profissionais qualificados para o uso responsável e embasado dos fitoterápicos e destacou a importância de desmistificar a fitoterapia, muitas vezes confundida com homeopatia. “A fitoterapia tem se consolidado atualmente como um campo importante para a área da saúde, impulsionada por uma combinação de fatores como avanços científicos, regulamentação específica, investimentos públicos e o crescente interesse da população.”, explicou.
O evento também serviu como vitrine para o curso de especialização em Fitoterapia Avançada – Fundamentos Básicos e Aplicações Clínicas, oferecido pela FMUSP, que está com inscrições abertas para a sua quinta turma e está baseado nos pilares da qualidade, segurança e eficácia. Para maiores informações sobre o curso, clique aqui.
Publicado em 25/06/2025