Evento debateu o racismo e seus impactos na assistência à saúde
O Comitê de Bioética do HCFMUSP (CoBi) promoveu um encontro em comemoração ao Dia Mundial da Bioética. O evento promoveu uma reflexão sobre o racismo e seus impactos na assistência à saúde, um tema que desafia a ética, a prática clínica e o compromisso humano no cuidado.
Participaram do evento, o Vice-Diretor Clínico do HCFMUSP, Prof. Dr. José Antonio Sanches Junior; a Diretora do Corpo Clínico do Instituto do Câncer do Estado de São Paulo (Icesp), Profª. Drª. Maria Del Pilar Estevez Diz, e o Presidente do Comitê, Prof. Dr. Chin An Lin. Na ocasião, eles ressaltaram a importância da bioética como fundamento para uma medicina mais justa, sensível e responsável diante das desigualdades que atravessam a sociedade.
As palestras ministradas pelo Dr. Júlio César de Oliveira e pela Dra. Abna Vieira trouxeram contribuições valiosas e promoveram reflexões profundas sobre o racismo e seus impactos na assistência à saúde, tema de grande relevância ética e social, abordado à luz dos princípios da bioética e das evidências apresentadas pelo projeto de pesquisa RACE ID.
O encontro destacou estratégias institucionais e científicas voltadas à redução das iniquidades raciais na atenção à saúde e reforçou o compromisso do HCFMUSP com uma prática clínica ética, inclusiva e baseada no respeito à dignidade humana.
O evento teve transmissão ao vivo, ampliando o alcance das discussões e possibilitando a participação de profissionais e estudantes de diversas áreas da saúde. Texto de autoria do Comitê de Bioética do HCFMUSP (CoBi) – Diretoria Clínica do HCFMUSP.
Publicado em 30/10/2025