Procedimento é indicado para pacientes com surdez condutiva e má-formação na orelha
A Divisão de Otorrinolaringologia passou a utilizar, desde quarta-feira (02/04), uma prótese auditiva recém aprovada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) em cirurgia realizada no Instituto Central do Hospital das Clínicas (ICHC) da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo.
O aparelho Sentio é fornecido pela empresa dinamarquesa Oticon Medical, e está sendo utilizado, pela primeira vez no Brasil, em dois pacientes com surdez cognitiva e má-formação bilateral das orelhas.
O Prof. Dr. Robinson Koji Tsuji - Livre Docente da FMUSP; Coordenador do Grupo de Implante Coclear e Próteses Implantáveis do HCFMUSP e Presidente da Sociedade Brasileira de Otologia – conduziu a cirurgia.
Esta prótese é indicada para pessoas a partir dos cinco anos, com surdez condutiva e malformações nas orelhas externa e média (quando não há abertura do canal do ouvido). O procedimento para implante é considerado mais simples e seguro, sem grandes riscos de infecção.
A cirurgia de prótese auditiva ancorada em osso não é nova. Ela é realizada desde os anos 1990. No HCFMUSP, foi feita em 1998 pelo Prof. Dr. Ricardo Ferreira Bento, atual Titular da Divisão de Otorrinolaringologia da FMUSP.
Publicado em 04/04/2025