Ferramenta reunirá um conjunto de soluções para diagnóstico, suporte ao tratamento e monitoramento da saúde mental dos pacientes do SUS
O Centro de Pesquisa e Inovação em Saúde Mental (CISM) e o Instituto de Psiquiatria do HCFMUSP (IPq) anunciam o desenvolvimento do projeto "e-Saúde Mental no SUS", uma plataforma com aplicativo de celular e Inteligência Artificial (IA) para o diagnóstico e tratamento de transtornos mentais na Atenção Primária.
A iniciativa foi uma das propostas tecnológicas de saúde digital selecionadas pelo Programa de Desenvolvimento e Inovação Local (PDIL), do Ministério da Saúde, e será coordenada pelo Prof. Dr. Paulo Rossi Menezes, diretor científico do CISM.
A ferramenta reunirá um conjunto de soluções para o diagnóstico, suporte ao tratamento e monitoramento da saúde mental dos pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS). As intervenções serão baseadas em evidências científicas, com efetividade comprovada por rigorosos ensaios clínicos randomizados.
A plataforma visará também melhorar o conhecimento da população sobre saúde mental e reduzir o estigma, contribuindo para a adesão aos cuidados nesta área. Mais informações, acesse: www.inpd.org.br.
Publicado em 24/07/2025