Anote em sua agenda, pois o Feirão da Saúde 2025 será imperdível
Já pensou que sua saúde é o seu maior ativo? Vamos agora mesmo refletir juntos sobre quais pequenas mudanças alimentares podemos adotar e melhorar nossa saúde?
O "Guia Alimentar para a População Brasileira", do Ministério da Saúde, orienta: priorize alimentos in natura ou minimamente processados como frutas, verduras, feijões, cereais, carnes frescas e ovos como base de todas as refeições. Esses alimentos fornecem nutrientes essenciais e contribuem para a saciedade.
Ao cozinhar, utilize óleos, sal e açúcar em pequenas quantidades. O consumo excessivo desses ingredientes aumenta o risco de doenças crônicas.
Limite o consumo de alimentos processados, como pães e queijos, que recebem adição de sal, açúcar ou gordura. Consuma-os como parte de preparações culinárias feitas com alimentos in natura ou minimamente processados.
Evite os alimentos ultraprocessados. São formulações industriais com aditivos, alto teor de sal, açúcar e gordura, que favorecem o consumo excessivo de calorias e prejudicam a sensação de saciedade, sendo formulados para o comer sem parar.
A regra de ouro do Guia é clara: opte sempre por alimentos in natura ou minimamente processados e preparações culinárias a alimentos ultraprocessados.
Para consolidar esses hábitos, procure comer com regularidade e atenção, preferencialmente com companhia e em ambientes apropriados. Faça suas compras em locais que ofereçam variedades de alimentos in natura, como feiras e sacolões, e desenvolva suas habilidades culinárias. Seja crítico quanto a informações e mensagens sobre alimentação veiculadas em propagandas comerciais.
Cuidar de si é necessidade. Pequenas atitudes diárias na sua alimentação podem transformar sua qualidade de vida. Comece hoje!
Publicado em 25/07/2025