Filtros de busca:

Saúde


Ano II - Edição 75 - 22/09/2025 a 28/09/2025

Icesp realiza evento internacional sobre doenças associadas ao HPV

Icesp realiza evento internacional sobre doenças associadas ao HPV


Encontro apresentou avanços em vacinas profiláticas, além de novas abordagens terapêuticas para doenças associadas ao vírus

O Instituto do Câncer do Estado de São Paulo (Icesp) promoveu, entre os dias 11 e 13 de setembro, o evento “HPV – Associated Diseases: Screening, Prophylactic and Therapeutic Vaccines”, destinado a pesquisadores da área e profissionais da saúde interessados no tema.   

A iniciativa - organizada em parceria com o International Centre for Genetic Engineering and Biotechnology (ICGEB) - contou com o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) e da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).   

O evento reuniu os mais renomados especialistas internacionais e nacionais da área, e teve como propósito aprofundar a compreensão da infecção pelo Papilomavírus Humano (HPV), apresentar os avanços em vacinas profiláticas e explorar novas abordagens terapêuticas para doenças associadas ao vírus.    Entre os palestrantes internacionais convidados estiveram: Lawrence Banks (ICGEB, Itália), Eduardo L. Franco (McGill University, Canadá), Anna R. Giuliano (Moffitt Cancer Center, EUA), Silvina Paula Arrossi (CONICET/CEDES, Argentina), Renske D. M. Steenbergen (Amsterdam UMC, Holanda) e Nicolas Çuburu (NIH, EUA).   

Além disso, as mais de 130 pessoas presentes puderam participar de palestras sobre rastreamento do câncer cervical na América Latina e vacinas terapêuticas contra o HPV, apresentações orais e de pôsteres, bem como de um curso básico sobre a biologia, o ciclo de vida e as respostas imunológicas ao vírus, entre outras atividades. “Esse evento foi muito importante, pois ele reuniu pessoas de diferentes instituições do Brasil e da América Latina que trabalham com HPV. A pesquisa é muito melhor quando feita em colaboração, com diferentes grupos somando forças e levando informações, conhecimento e tecnologia. É fundamental que tenhamos essa diversidade de pessoas de diferentes partes do mundo, mostrando um aos outros o trabalho que a gente faz”, comenta a coordenadora de Pesquisa Médica do Centro de Investigação Translacional em Oncologia (CTO) do Icesp, Profª. Drª. Laura Sichero.   

O comitê organizador do evento incluiu a chefe do Laboratório de Inovação em Câncer do CTO do Icesp, Profa. Dra. Luisa Lina Villa; a Profa. Dra. Laura Sichero; a docente do Departamento de Imunologia do Instituto de Ciências Biomédicas da Universidade de São Paulo (USP), Profa. Dra. Ana Paula Lepique; e a pós-doutoranda do Laboratório de Biologia Molecular do CTO do Icesp, Dra. Aline Lopes Ribeiro.   

Homenagem
No primeiro dia de encontro, no período vespertino, houve uma cerimônia de abertura que contou com uma homenagem surpresa à Profa. Drª. Luisa Lina Villa.   A celebração foi motivada por seus estudos, pesquisas, prêmios recebidos e trajetória importante e significativa na área, incluindo sua participação no desenvolvimento da vacina profilática contra o HPV.    

A homenagem foi realizada pela Profª. Drª. Laura Sichero e pelo Prof. Eduardo Luis Franco, diretor da Divisão de Epidemiologia do Câncer e chefe do Departamento de Oncologia da McGill University, localizada no Canadá. “Fui tomada de total surpresa ao ser homenageada neste evento, que foi dedicado a mim. Foi extremamente emocionante e muito gratificante a apresentação da minha ex-aluna e colega de longa data, Profa. Laura, seguida de uma apresentação muito detalhada e elogiosa da minha carreira feita pelo Prof. Eduardo, colega e amigo ao longo de quase 50 anos. Estou muito grata a todas as pessoas que me apoiaram e estiveram ao meu lado durante a minha carreira, incluindo tantos alunos e colaboradores do Icesp, instituição que me acolheu há mais de uma década, um lugar onde a gente pode continuar conduzindo os nossos trabalhos, estudos e ensinamentos. Agradeço também ao Prof. Dr. Roger Chammas e a todas as equipes”, finaliza a Profa. Dra. Luisa Lina Villa.


Publicado em 18/09/2025

Notícias Relacionadas

Nós utilizamos cookies que nos ajudam a melhorar sua experiência de navegação e nos permitem medir como os visitantes se movimentam pelo site.

Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade e de Cookies.

Este site não dá suporte ao navegador Internet Explorer