A Política de Enfrentamento da Violência (PEV) é instrumento essencial para prevenir conflitos – destaca o Núcleo de Humanização
Garantir a segurança dos colaboradores do HCFMUSP é uma prioridade institucional que reforça o compromisso com um ambiente de trabalho saudável, acolhedor e organizado.
A valorização da cultura da paz fortalece o respeito mútuo, melhora os fluxos de atendimento e contribui diretamente para uma assistência de qualidade. A Política de Enfrentamento da Violência (PEV) no HCFMUSP atua como um instrumento essencial para prevenir conflitos, apoiar equipes e promover um ambiente onde o diálogo e o cuidado são prioridade, evitando o escalonamento de conflitos.
A PEV é um compromisso do Hospital das Clínicas da FMUSP de tolerância zero à violência. Com isso, o Núcleo de Humanização (NH) - em parceria com a Diretoria Clínica e o HCX FMUSP - desenvolveu o curso “Como lidar com situações de violência de pacientes contra colaboradores nos serviços de saúde”.
Em breve, esse curso estará disponível no HCX (hcxfmusp.org.br). Desta forma, disseminamos a cultura da paz e reforçamos que proteger quem cuida é parte fundamental da missão do HC.
Publicado em 15/08/2025