Diante da ocorrência ou ameaça de agressão, notifique.
A Política Institucional de Enfrentamento da Violência (PEV) é um compromisso do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP de tolerância zero à violência de usuários contra colaboradores, equipes terceirizadas, voluntários, alunos e residentes.
É fundamental que este público consiga reconhecer e relatar situações de violência física, verbal, sexual ou ameaças de agressão. Quando há risco iminente ou ocorrência de agressão, a política prevê um conjunto de medidas de prevenção, intervenção imediata e mediata para evitar a violência e medidas posteriores para acolhimento às vítimas.
São exemplos de medidas para a prevenção da violência: abordagem do tema em salas de espera; a promoção de rodas de conversa com pacientes e familiares; o controle adequado de acesso; uso de câmeras de segurança, além de treinamentos regulares dos colaboradores envolvendo temas como comunicação não violenta e técnicas de manejo de conflitos.
Dentre as medidas de intervenção imediata e mediata está a criação de um grupo de trabalho em cada instituto do complexo HCFMUSP, como por exemplo, o Grupo de Apoio à Cultura da Paz (GAP).
O grupo deverá abordar situações de violência atuando conjuntamente às áreas na resolução do conflito. Nas medidas posteriores à ocorrência de violência estão as condutas relativas à saúde do colaborador (atendimento médico e psicológico) e as de natureza legal e administrativa.
Diante da ocorrência de violência ou ameaça de agressão não deixe de realizar a notificação através do link.
Publicado em 28/08/2025