Filtros de busca:

Saúde


Ano II - Edição 78 - 13/10/2025 a 19/10/2025

Simpósio da FMUSP debate formação em saúde na atenção primária

Simpósio da FMUSP debate formação em saúde na atenção primária


Evento destacou experiências de ensino em serviço e ações conjuntas com redes públicas de saúde

No dia 27 de setembro, a Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo realizou o III Simpósio de Atenção Primária à Saúde (APS), organizado por integrantes da Subcomissão de Ensino de APS e coordenado pela Profa. Dra. Isabel Sorpreso, Profa. Dra. Mariângela Bitar e Dra. Mariana Sato com o apoio do Centro Integrado de Atividades Acadêmicas de Atenção Primária à Saúde (CIAA-APS). A iniciativa contou também com suporte da Gestão Acadêmica e da Diretoria Executiva, reafirmando o compromisso da instituição com a valorização do SUS como espaço de ensino, cuidado e produção de conhecimento. 

Com o tema “O SUS como escola: troca de saberes, fortalecimento e qualificação em serviço na Atenção Primária à Saúde”, o evento promoveu reflexões sobre o papel da universidade na construção de práticas formativas em parceria com a rede pública. 

A mesa de abertura contou com a participação do Prof. Dr. Paulo Lotufo, coordenador do CIAA-APS; Prof. Dr. Marcos Neira, pró-reitor adjunto de Graduação da USP; Prof. Dr. Aluísio Segurado, titular do Departamento de Moléstias Infecciosas; Profa. Dra. Iolanda de Fátima Tibério, presidente da Comissão de Graduação; Sra. Lúcia Langanke de Oliveira, da Coordenadoria de Atenção Básica da Secretaria Municipal da Saúde de São Paulo; e Profa. Josiane Motta, diretora da Escola Municipal de Saúde. 

A conferência magna foi conduzida por Felipe Proenço de Oliveira, Secretário e coordenador da Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde (SGTES/MS). Em sua apresentação, destacou a atenção primária como um espaço dinâmico de aprendizagem e prática. Segundo ele, cada pessoa envolvida no SUS – seja estudante, profissional ou gestora — também ensina, reforçando a natureza coletiva e viva do sistema.

Durante o evento, foram prestadas homenagens ao Prof. Dr. Yassuhiko Okay e ao Prof. Dr. Paulo Eduardo Mangeon Elias (in memoriam), em reconhecimento às contribuições para o fortalecimento do ensino em atenção primária à saúde. A entrega foi conduzida pela Dra. Mariana Sato, diretora executiva do CIAA-APS, e a placa dedicada ao Prof. Dr. Elias foi recebida pelo Prof. Dr. José Ricardo Ayres. 

A programação incluiu ainda duas mesas-redondas. A primeira, intitulada “Espaço de debate e representatividade – Ensino em serviço”, reuniu docentes, estudantes, profissionais da rede pública e gestores para compartilhar experiências sobre a integração entre universidade e território. 

A segunda mesa, “Integração entre Assistência e Ensino em Serviço”, apresentou resultados de ações conjuntas, como as linhas de cuidado desenvolvidas em parceria com a Escola Municipal de Saúde.

Assessoria de Comunicação e Imprensa da FMUSP


Publicado em 09/10/2025

Notícias Relacionadas

Nós utilizamos cookies que nos ajudam a melhorar sua experiência de navegação e nos permitem medir como os visitantes se movimentam pelo site.

Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade e de Cookies.

Este site não dá suporte ao navegador Internet Explorer