Evento celebra o Dia Mundial de Segurança do Paciente com dinâmica lúdica
O Instituto de Radiologia do HCFMUSP (InRad) promoveu uma ação especial, em 18 de setembro, para celebrar o Dia Mundial de Segurança do Paciente, comemorado em 17 de setembro.
Em parceria com o Subcomitê de Segurança do Paciente, foi realizada a “Trilha da Segurança do Paciente”, uma atividade interativa que envolveu colaboradores em uma jornada lúdica pelas seis metas internacionais de segurança. A proposta surgiu da vontade de inovar. “Já fizemos simpósio e outras dinâmicas, mas este ano pensamos em algo diferente, criamos um grande jogo de tabuleiro, onde os participantes percorreram essa trilha de forma divertida e educativa”, explica Juliana Vecchia, Líder de Qualidade do InRad.
Durante a atividade, os participantes foram desafiados com perguntas, dinâmicas e situações práticas que incentivaram a reflexão, já que o tabuleiro foi elaborado com casas representando cada uma das seis metas internacionais de segurança do paciente: identificação correta do paciente; comunicação efetiva; segurança na prescrição e administração de medicamentos; cirurgia segura; higienização das mãos Prevenção de quedas. "O objetivo principal era reforçar a importância dessas metas no cotidiano, buscando a participação de todos e a conscientização de que cada atitude contribui para um cuidado mais seguro”, destaca Juliana.
O resultado foi positivo. Os colaboradores se engajaram na atividade e demonstraram facilidade com o formato lúdico que, segundo eles, contribuiu para o aprendizado e ajudou a fixar os conteúdos de forma mais eficaz. "Segurança do paciente vai além de protocolos e normas: é responsabilidade de todos, expressa em cada atitude. Esse compromisso coletivo é o que permite reduzir riscos e garantir um cuidado com excelência, conclui a especialista.
Publicado em 26/09/2025