Filtros de busca:

Notícias


Ano II - Edição 70 - 18/08/2025 a 24/08/2025

ICr forma primeira turma do curso de Libras para colaboradores e fortalece a inclusão no atendimento

ICr forma primeira turma do curso de Libras para colaboradores e fortalece a inclusão no atendimento


Capacitação, em parceria com o InCor, prepara profissionais para melhorar a comunicação e o acolhimento de pacientes surdos no Instituto

O Instituto da Criança e do Adolescente (ICr) do HCFMUSP celebrou, no início de agosto, a formatura da primeira turma do curso de Libras (Língua Brasileira de Sinais) voltado aos seus colaboradores.

A iniciativa - realizada em parceria com a área de Diversidade e Inclusão do Instituto do Coração - capacitou nove profissionais das áreas administrativa e assistencial, com o objetivo de aprimorar a comunicação e promover um atendimento mais inclusivo e humanizado a pacientes e familiares surdos.

Para o Centro de Gestão de Pessoas (CGP) do ICr, a ação representa um avanço na cultura organizacional. “Oferecer a capacitação em Libras, através dessa parceria com o InCor, foi uma oportunidade de desenvolver nossos colaboradores e ampliar a forma como acolhemos pacientes e familiares. Mais do que aprender uma língua nova, é um gesto de inclusão que torna o atendimento mais humanizado e acessível”, destacou a equipe.

O curso teve duração aproximada de um ano, entre 5 de agosto de 2024 e 7 de julho de 2025, com aulas realizadas às segundas-feiras no ICr. A primeira parte do treinamento foi conduzida pela Profª. Márcia Valéria Torres, gestora da Diversidade e Inclusão do InCor, juntamente com o coordenador e instrutor de Libras, Lucas Oliveira dos Santos Cavalcanti.

A etapa final foi ministrada por Marcos Vinicius Santos de Oliveira, instrutor de Libras, que acompanhou a conclusão da turma. Durante a cerimônia de encerramento, os formandos receberam certificados e participaram de um momento de confraternização. A programação incluiu falas do CGP, dos representantes da Diversidade e Inclusão do InCor, dos professores e dos próprios alunos.

“Gostaria de agradecer a oportunidade de participar do curso Libras, aprender uma nova Língua, conhecer pessoas, fazer parte desta comunidade. Tenho muito orgulho de fazer parte deste projeto” -  afirmou Alzira dos Santos, auxiliar técnica em saúde da Farmácia do ICr.

Para muitos, a experiência trouxe impacto além do cotidiano de trabalho. “Fazer o curso de Libras foi muito importante para minha vida pessoal e profissional. Cumprimentar uma pessoa surda com ‘bom dia’ em Libras e ver sua alegria foi emocionante. Ainda tenho muito a aprender, mas sei que essa comunicação faz a diferença” - relatou Márcia Queiroz, oficial administrativa do Registro do Pronto-Socorro do ICr.


Publicado em 15/08/2025

Notícias Relacionadas

Nós utilizamos cookies que nos ajudam a melhorar sua experiência de navegação e nos permitem medir como os visitantes se movimentam pelo site.

Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade e de Cookies.

Este site não dá suporte ao navegador Internet Explorer