O princípio se manifesta em uma conduta pautada pela ética, transparência e responsabilidade, sendo a ferramenta essencial da administração pública
Integridade Pública é o compromisso contínuo e fundamental que orienta o agente público a colocar o interesse coletivo sempre acima dos interesses privados.
Este princípio se manifesta em uma conduta pautada pela ética, transparência e responsabilidade, sendo a ferramenta essencial da administração pública para prevenir e combater a corrupção, a fraude e os desvios de conduta.
A Controladoria-Geral da União (CGU) define a integridade como um componente indispensável da boa governança, pois ela direciona valores, princípios e normas para a construção de ambientes de trabalho cada vez mais íntegros.
Esse compromisso é formalizado por meio de atos normativos; em São Paulo, por exemplo, o Decreto nº 67.683/2023 reforça essa diretriz ao estabelecer regras e padrões concretos para a gestão pública, visando fortalecer a confiança da sociedade. Contudo, algumas normas funcionam isoladamente.
A integridade se consolida, de fato, nas ações diárias de cada agente público, cujas escolhas e comportamentos representam a expressão final desse compromisso com o cidadão, transformando os princípios em uma realidade prática e confiável.
Publicado em 25/09/2025