Pedro Docema, da turma 110, se destacou entre os oito mil inscritos e conquistou o primeiro lugar na região Sudeste
O Na Prática, iniciativa filantrópica do BTG Pactual, anunciou em 3 de novembro os vencedores do Prêmio Na Prática Protagonismo Universitário 2025, que reconhece estudantes que se destacam por suas realizações acadêmicas e liderança em projetos de impacto econômico, social e científico. Entre os premiados da primeira edição está Pedro Henrique Docema Rodrigues, estudante de Medicina da turma 110 da Faculdade de Medicina da USP (FMUSP).
Com alcance nacional, o prêmio recebeu mais de oito mil inscrições na primeira etapa do processo. Deste total, apenas 300 candidatos avançaram para a fase de entrevistas, que selecionou os 15 finalistas para participar de uma imersão presencial em São Paulo, com curso de liderança promovido pelo Na Prática. O resultado do prêmio foi anunciado durante um evento realizado na Casa Traffô, que contou com a presença dos pais dos finalistas, representantes de grandes empresas e universidades, além de nomes de destaque nas áreas de educação e filantropia. O Prof. Dr. Paulo Pêgo, vice-diretor da FMUSP, esteve presente para prestigiar nosso aluno.
Pedro Docema foi premiado por sua atuação à frente da Bandeira Científica, projeto de extensão da FMUSP que realiza expedições humanitárias de saúde em comunidades vulneráveis. Desde a refundação da iniciativa, já foram realizados mais de cinco mil atendimentos em 15 especialidades médicas, com mobilização superior a 300 mil reais em recursos. O estudante também coordenou ações emergenciais no Rio Grande do Sul, reunindo 40 voluntários em resposta às enchentes, com o apoio da Força Aérea Brasileira, de organizações não governamentais e de instituições de saúde.
Ele também fundou a Liga de Saúde Humanitária, primeira do tipo no país, dedicada à formação e à promoção do cuidado humanizado. Participou da Expedição Zoé, em Belterra (PA); da Transborda Caiçara, em Guaraqueçaba (PR); e da Expedição Diauarum, da ONG Xingu+Catu, no Baixo Xingu (MT).
Para o estudante, o reconhecimento reforça a importância do trabalho coletivo e da responsabilidade social na formação médica. “Fiquei muito surpreso com o prêmio, porque estava disputando com projetos potentes na área da tecnologia e inovação, mas a banca pode ver o impacto da Bandeira como ferramenta de transformação social. Esse reconhecimento, logo após termos recebido o Prêmio FMUSP de Impacto Social, reforça nossa esperança em expandir ainda mais o projeto, representando a grandeza de nossa Faculdade, destacou.
Ao término do processo, seis estudantes foram escolhidos, um de cada região do país e dois da região Sudeste, e serão destaque na Revista Exame, além de ganhar uma viagem com tudo pago para conhecer o ecossistema de inovação e empreendedorismo da China. Pedro Docema recebeu, ainda, uma bolsa integral de MBA na Saint Paul Escola de Negócios.
Assessoria de Comunicação e Imprensa da FMUSP
Publicado em 07/11/2025