Confira como fazer reclamações, sugestões e denúncias
O Núcleo de Humanização do HCFMUSP (NH) elencou os canais disponibilizados no Complexo HC para atendimento de manifestações e relatos. São eles: Ouvidoria Geral, Ouvidorias dos institutos e Serviço de Atendimento a Usuários e Pacientes do HCFMUSP.
Cada instituto possui sua Ouvidoria local. A Ouvidoria Geral atua como coordenadora das ouvidorias locais e da ouvidoria do Centro de Atenção ao Colaborador (CeAC). É o meio oficial de comunicação entre o usuário e a instituição. Os tipos de manifestação que podem ser registrados nas Ouvidorias do HCFMUSP são: pedidos de informação, elogio, sugestões, solicitações, reclamações e denúncias. Saiba mais: https://ouvidoria.hc.fm.usp.br.
VC dialogando com o HC: o programa corporativo do Núcleo de Gestão de Pessoas (NGP) e da Superintendência é voltado à mediação de conflitos e ao enfrentamento de situações de assédio no ambiente de trabalho. O formulário digital está presente na Intranet no campo do Núcleo de Gestão de Pessoas (NGP), acesse: http://intranet.phcnet.usp.br/ngp/default.aspx.
Política Institucional de enfrentamento da violência de usuários contra colaboradores, equipes terceirizadas, voluntários, alunos e residentes do HCFMUSP (PEV): a iniciativa busca criar um ambiente de trabalho mais seguro e acolhedor, por meio de ações de prevenção, intervenção imediata e acompanhamento posterior a eventos violentos. O formulário digital para registro de ocorrências está na Intranet no campo “Notifique – Política de Enfrentamento da Violência”, acesse: forms.gle/zt7dPYbg43Amkrnc7.
Projeto Borboletas: coordenado pelo Centro de Atenção ao Colaborador (CeAC), o serviço oferece suporte integral e sigiloso às colaboradoras em situação de violência doméstica – seja ela física, psicológica, sexual, moral ou patrimonial. O acesso ao serviço pode ser feito por meio de um QR-Code ou formulário digital disponível na Intranet. Confira: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSeji0PmT4rXtsMTIwaTQKFz5N3QA05spBrgG5ZK5_uMuT43eg/viewform.
O atendimento também está disponível através dos ramais 2267 ou 7429, no setor de Recursos Humanos (Gestão de Pessoas) dos Institutos do Complexo HC ou nos atendimentos do CeAC através da equipe de enfermagem. Nesse caso, basta mencionar para a equipe a palavra borboletas e será feito o agendamento.
Código H: o projeto criado pelo Núcleo de Humanização (NH) atua na mediação de conflitos envolvendo alunos e residentes, além de oferecer apoio à Ouvidoria geral em situações complexas relacionadas a usuários.
As manifestações podem ser enviadas para o endereço eletrônico: có[email protected]. O e-mail para envio de manifestações ao setor de Humanização do HCFMUSP é: [email protected].
Serviço de Informações ao Cidadão (SIC): uma unidade de atendimento com a finalidade de assegurar aos cidadãos as informações públicas. Para solicitar a informação pessoalmente à Rua Dr. Ovídio Pires de Campos, 225 – Prédio da Administração – 3º andar, de segunda a sexta feiras das 8 às 16 horas.
O endereço para envio de cartas é Rua Dr. Ovídio Pires de Campos, 225 – Instituto de Gestão e Saúde (IGS) – 3º andar – CEP 05403-010 – São Paulo – SP.
As manifestações também podem ser realizadas através do site: https://fala.sp.gov.br. Para mais informações, envie um e-mail para [email protected].
Compliance: o setor busca o respeito às leis e normas da instituição, orientando a conduta de todos os profissionais que atuam no Complexo HC, tem por foco minimizar os riscos decorrentes de potenciais conflitos de interesses. Para entrar em contato com o Compliance HC utilize o site https://sites.google.com/hc.fm.usp.br/conduta-profissional/ através do campo Fale Conosco. Para mais informações sobre o Compliance da Fundação Faculdade de Medicina (FFM), envie um e-mail para [email protected].
Publicado em 24/10/2025