Filtros de busca:

Fique por Dentro


Ano II - Edição 71 - 25/08/2025 a 31/08/2025

Comunicação Não-Violenta fortalece cultura de empatia no ICr

Comunicação Não-Violenta fortalece cultura de empatia no ICr


Oficinas presenciais beneficiam mais de 200 colaboradores, promovendo escuta qualificada, autorregulação emocional e fortalecimento das relações

Com o objetivo de fortalecer a humanização no cuidado e o bem-estar dos profissionais de saúde, o Instituto da Criança e do Adolescente (ICr) do HCFMUSP promove, desde 2023, oficinas de Comunicação Não-Violenta (CNV) voltadas a colaboradores de diferentes áreas.

A iniciativa já beneficiou mais de 200 profissionais, entre equipes assistenciais, administrativas e de apoio. As oficinas abordam temas como autoempatia, escuta ativa, expressão autêntica e corregulação do estresse emocional, com base na abordagem da Comunicação NãoViolenta, que busca fomentar relações mais colaborativas, respeitosas e empáticas.

Ao todo, já foram realizadas 25 oficinas presenciais, conduzidas por facilitadoras voluntárias com experiência na prática e ensino da CNV. A proposta foi bem recebida pelas equipes do ICr. Os participantes relataram impactos positivos, como maior capacidade de escuta, melhora na qualidade das interações com pacientes e colegas, além do desenvolvimento de estratégias saudáveis para lidar com situações emocionalmente desafiadoras no cotidiano hospitalar.

"A CNV me ajudou a compreender melhor meus pacientes e a responder com mais empatia, mesmo em contextos de pressão emocional", compartilhou uma das participantes.

Para o Centro de Gestão de Pessoas (CGP) do ICr, ações como o curso "Empatia em Prática", inspirado na CNV, são um convite para o  cultivo de relações mais atentas, respeitosas e acolhedoras no dia a dia de trabalho. Treinamentos e práticas como essa elevam a qualidade do atendimento, promovem integração e ajudam a prevenir conflitos, criando um ambiente mais leve e produtivo.

Como parte da avaliação do projeto, os participantes responderam à Escala de Empatia Jefferson (JSE) antes e depois das oficinas. Esse instrumento é internacionalmente utilizado para mensurar a empatia em contextos de cuidado em saúde.

Os resultados apontaram aumento na valorização da empatia como competência clínica, incluindo a escuta das emoções dos pacientes, o uso do humor de forma terapêutica e a importância da conexão emocional entre profissionais e pacientes.

A iniciativa está alinhada com o compromisso do ICr de proporcionar a humanização no cuidado e reconhecer a saúde emocional das equipes como um pilar essencial para a excelência na assistência prestada. Além disso, contribui para a construção de ambientes de trabalho mais cooperativos, respeitosos e seguros — valores que fazem parte da missão institucional do Complexo HCFMUSP.



Publicado em 20/08/2025

Notícias Relacionadas

Nós utilizamos cookies que nos ajudam a melhorar sua experiência de navegação e nos permitem medir como os visitantes se movimentam pelo site.

Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade e de Cookies.

Este site não dá suporte ao navegador Internet Explorer