Entenda como melhorar o clima institucional para evitar conflitos
A literatura e algumas experiências desenvolvidas em saúde, inclusive nos institutos do HC, afirmam que o combate à violência deve contemplar ações preventivas, educacionais e protetivas.
No que tange ao componente preventivo, a Comunicação não-violenta (CNV), metodologia desenvolvida pelo psicólogo Marshall B. Rosenberg, pode ser utilizada em diferentes contextos como um recurso de gestão e prevenção de conflitos e para evitar situações de violência no local de trabalho.
A CNV propõe a criação de diálogos empáticos e isentos de julgamento. Durante um diálogo podemos observar o tom de voz empregado por nosso interlocutor, a comunicação não verbal expressa por sua postura corporal e a escolha de palavras.
São elementos que podem traduzir necessidades que, identificadas nos aproximam de soluções. Essa prática de escuta ativa também nos permite durante um diálogo identificar situações de conflito com risco potencial para a violência.
A Política de Enfrentamento da Violência (PEV) de usuários contra colaboradores, equipes terceirizadas, voluntários, alunos e residentes do HCFMUSP prevê a conscientização de uma cultura de paz, possível com diálogo e educação.
Caso ocorra algum caso de violência de paciente contra colaborador preencha o formulário disponível na Intranet: forms.gle/zt7dPYbg43Amkrnc7.
Publicado em 10/10/2025