Filtros de busca:

Fique por Dentro


Ano II - Edição 73 - 08/09/2025 a 14/09/2025

Conheça o Grupo de Apoio à Cultura de Paz do HC

Conheça o Grupo de Apoio à Cultura de Paz do HC


Iniciativa visa oferecer suporte aos profissionais diante de situações de violência ou tensão

A Política Institucional de Enfrentamento da Violência (PEV) de Usuários contra Colaboradores, Equipes Terceirizadas, Voluntários, Alunos e Residentes do HCFMUSP lançada em fevereiro deste ano, busca criar um ambiente de trabalho mais seguro, acolhedor, além de promover a prevenção e a mediação de conflitos dentro da instituição. 

Entre as medidas previstas na PEV está a criação de grupos de trabalho nos Institutos do Complexo HC, voltados a atuar em conjunto com as áreas envolvidas na resolução de conflitos. Um exemplo é o Grupo de Apoio à Cultura de Paz (GAP) que visa fortalecer a cultura de paz e oferecer suporte aos profissionais diante de situações de violência ou tensão. 

Segundo Rodrigo Lira Ribeiro, Enfermeiro Coordenador da área de álcool e drogas do Instituto Perdizes (IPer), a atuação integrada dos grupos de trabalho é fundamental para consolidar práticas de convivência segura. “A existência de equipes especializadas para apoiar e intervir em conflitos contribui significativamente para a sensação de segurança dos colaboradores. Isso proporciona menos estresse e traz bem-estar e confiança no ambiente de trabalho”. 

O especialista reforça que para atuar na prevenção de conflitos é essencial ter habilidades como comunicação não-violenta, inteligência emocional, mediação e negociação de conflitos, além do trabalho em equipe interdisciplinar, que potencializa a efetividade das ações preventivas. 

Segundo Lira Ribeiro a PEV também segue as diretrizes da Organização Mundial da Saúde e da Política Nacional de Humanização, que recomendam a criação de ambientes de trabalho seguros, acolhedores e participativos e que a institucionalização de grupos como o GAP garante respostas rápidas e humanizadas, minimizando riscos de revitimização e reforçando a valorização dos profissionais. Diante da ocorrência de violência ou ameaça de agressão não deixe de realizar a notificação através do site: forms.gle/zt7dPYbg43Amkrnc7


Publicado em 05/09/2025

Notícias Relacionadas

Nós utilizamos cookies que nos ajudam a melhorar sua experiência de navegação e nos permitem medir como os visitantes se movimentam pelo site.

Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade e de Cookies.

Este site não dá suporte ao navegador Internet Explorer