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Ano II - Edição 80 - 27/10/2025 a 02/11/2025

Freepik Desafios da avaliação da formação ética no contexto atual da Medicina em digitalização

Desafios da avaliação da formação ética no contexto atual da Medicina em digitalização


Programas de ética devem fortalecer tanto o aprendizado quanto a responsabilidade profissional

A Comissão de Ética Médica (CEM) do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP (CEM-HCFMUSP) desempenha, além de suas funções sindicantes, um papel essencial na educação e promoção da ética profissional.

Em um cenário de crescente digitalização, a prática médica enfrenta desafios inéditos relacionados à exposição profissional nas redes sociais, proteção de dados sensíveis (LGPD) e responsabilidade em ambientes virtuais.

Compreender como avaliar a formação ética dos futuros médicos é fundamental para garantir que o exercício profissional se mantenha alinhado aos princípios do cuidado, do sigilo e da responsabilidade.

Para aprofundar esse tema, a CEM, em parceria com o Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo (CREMESP), realizou neste ano dois Simpósios de Educação Continuada em Ética Médica, abordando tópicos como publicidade médica, documentação e prontuário, autonomia do paciente, responsabilidade civil, LGPD e comunicação em situações delicadas.

Ao final de cada encontro, foi aplicada uma avaliação diagnóstica para verificar a retenção do aprendizado. Os resultados mostraram altos índices de acerto e evidenciaram melhoria na consistência pedagógica após revisão dos instrumentos.

Os temas com melhor desempenho foram responsabilidade profissional, prontuário e publicidade médica, enquanto as condutas éticas em redes sociais apresentaram maior variabilidade — reflexo de uma área ainda em construção regulatória.

Essas análises reforçam a importância de focar a formação ética em situações práticas e digitais, estimulando o raciocínio diante de dilemas contemporâneos. Em uma era marcada pela medicina digital, pela proteção de dados e pela telemedicina, os programas de ética devem unir o ensino interativo a ciclos de avaliação guiados por critérios psicométricos, a fim de fortalecer tanto o aprendizado quanto a responsabilidade profissional.

Autores: Miura, Flavio1; Hilkner, Mauro1,2; Vattimo, Angelo2; Leite, Christiane Cardoso Anicet2; Scardoelli, Maria Alice Saccani2; Martinez Filho, Mario Antonio2; Nascimento, Sonia Josefa1; Lepski, Guilherme1; 1 Comissão de Ética do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP.


Publicado em 23/10/2025

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